4 230
páginas

Um recurso não renovável (o oposto de um recurso renovável) é um recurso que não pode ser obtido em quantidades infinitas no modo sobrevivência sem explorar mais o terreno ou sem usar certas falhas, comandos ou modo criativo para criar mais dele. Embora a falta de recursos além do exclusivo ovo de dragão não seja um fator na jogabilidade normal devido ao tamanho massivo de um mapa do Minecraft, em princípio há uma quantidade finita desses recursos disponíveis em cada mundo do Minecraft.

Obtenção

Recursos não renováveis podem ser obtidos em receitas de fabricação que consumem outros itens não renováveis, encontrada como blocos naturalmente gerados, obtidos de baús de saque de estruturas ou como drops de certos inimigos que não renascem (guaridões-mestres e piglins-bárbaros).

Alguns recursos são não-renováveis ou até mesmo não-obtiveis ao jogar na dificuldade pacífica, já que monstros não são gerados.

O grau de impacto que a não renovabilidade de um recurso tem na jogabilidade normal geralmente depende de quão limitado o recurso é, mas em mapas personalizados essas relações podem ser alteradas; por exemplo, em muitos mapas do estilo Skyblock, quaisquer diamantes fornecidos é extremamente valioso, já que nenhum outro pode ser obtido.

Todas combinações de efeitos e itens encantados que não podem ser obtido no modo sobrevivência não são renováveis.

Estruturas geradas

Esses recursos não renováveis são encontrados como saque de estruturas geradas, os blocos que compõem estruturas, ou como itens soltos não renováveis de criaturas que geram com as estruturas, e não podem ser obtidos de outras maneiras ao não ser usando falhas, comandos ou o modo criativo. Esses recursos são geralmente os recursos mais finitos do jogo, embora alguns como teia de aranha sejam relativamente comuns.

Recurso Produtos não renováveis Fontes
Desenho para estandarte de focinho

Encontrado em baús de bastião em ruínas. Como outros desenhos para estandarte, ele não é consumido quando usado.
Calcita
Gerado como a camada do meio de geodos de ametista.
Teia de aranha
Podem ser colectados com a tesoura em fortalezas, minas abandonadas, iglus, mansões da floresta e vilas zumbis.
Ovo de dragão

Gerado no topo de portais de saída quando o dragão ender é enfrentado pela primeira vez. Apenas um é obtível em cada mundo, fazendo ele ser o recurso obtível mais raro do jogo.
Cabeça de dragão

Gera no barco do End juntamente de cidades do End.
Élitros

Gera no barco do End juntamente de cidades do End.
Maçã dourada encantada

"Símbolo" Encontradas muito raramente em baús de masmorras, templos do deserto, minas abandonadas, portais em ruínas, mansões da floresta e bastiões em ruínas[EJ apenas].
Pedra-negra dourada

Gera em bastiões em ruínas
Coração do mar
Um pode ser encontrado em cada baú de tesouro enterrado, que pode ser encontrado usando mapas do tesouro encontrados em naufrágios ou ruínas oceânicas.
Armadura para cavalo (menos a de couro)

Pode ser encontradas em baús gerados em masmorras, templos do deserto, cidades do End, templos da selva, fortalezas do Nether, portais em ruínas, fortalezas, e vilas. A armadura de couro para cavalo fabricada com couro, é um recurso renovável.
Samambaia grande
Pode ser encontrada em baús gerados em casas de aldeões.
Samambaias grandes podem ser renováveis ao usar farinha de osso nelas, porém elas não caem em forma de item quando quebradas, mesmo com toque suave. (Podem ser infinitas no mundo como blocos, mas não como item no inventário).
Disco musical "Pigstep"

Encontrado em baús de bastiões em ruínas
Grama alta
Pode ser encontrada em baús gerados em casas de aldeões.
Grama alta pode ser renovável ao usar farinha de osso nela, porém ela não cai em forma de item quando quebrada, mesmo com toque suave. (Pode ser infinita no mundo como blocos, mas não como item no inventário).
Esponja úmida
É gerada em salas de esponja em alguns monumentos oceânicos.
É solta por guardiões-mestres.
Formada quando água toca em uma esponja.

Encantamentos em itens sem penalidade da bigorna de trabalho anterior

Embora todos os encantamentos obtidos no modo sobrevivência sejam renováveis, a única maneira renovável de obter encantamentos de tesouros na maioria dos itens é usando uma bigorna para combinar o item com um livro encantado renovável. Usar uma bigorna desta forma faz com que o item ganhe penalidade de trabalho anterior, aumentando o custo do uso futuro da bigorna. Limitações semelhantes se aplicam a alguns encantamentos de alto nível, que não podem ser obtidos de forma renovável em itens com encantabilidade insuficiente sem o uso de uma bigorna.

Isso torna a maioria dos tipos de itens que têm pelo menos um desses encantamentos sem nenhuma penalidade de trabalho anterior não renovável. Muitas dessas variantes de itens não podem ser obtidas no modo sobrevivência, mas algumas delas podem ser encontradas nos baús de saque de várias estruturas geradas.

Encantamento Itens Fontes
Maldição do ligamento Armadura de diamante pode ser encontrada em baús de cidade do End e bastião em ruínas.
Armadura de ouro pode ser encontrada em baús de bastião em ruínas e portal em ruínas.
Armadura de ferro ode ser encontrada em baús de cidade do End.
Armadura de couro pode ser encontrada em baús de suprimentos em naufrágios,
Maldição do desaparecimento Armadura, espadas, picaretas e pás de diamante podem ser encontradas em baús de cidade do End e bastião em ruínas.
Armadura, enxadas‌[EB apenas] e machados‌[EJ apenas] de ouro podem ser encontrados em baús de bastião em ruínas.
Armadura, espadas e ferramentas de ouro podem ser encontradas em baús de portal em ruínas.
Armadura, espadas, picaretas e pás de ferro podem ser encontradas em baús de cidade do End.
Bestas e espadas de ferro‌[EJ apenas] podem ser encontradas em baús de bastião em ruínas.
Armadura de couro pode ser encontrada em baús de suprimento de naufrágios.
Eficiência V Pás e picaretas de diamante podem ser encontradas em baús de cidade do End e bastião em ruínas.
Passos gelados I-II Botas de diamante podem ser encontradas em baús de cidade do End e bastião em ruínas.
Botas de ouro podem ser encontradas em baús de bastião em ruínas e portal em ruínas.
Botas de ferro podem ser encontradas em baús de cidade do End.
Botas de couro podem ser encontradas em baús de suprimento de naufrágios.
Remendo Armadura, espadas, picaretas e pás de diamante podem ser encontradas em baús de cidade do End e bastião em ruínas.
Armadura, enxadas‌[EB apenas] e machados‌[EJ apenas] de ouro podem ser encontrados em baús de bastião em ruínas.
Armadura, espadas e ferramentas de ouro podem ser encontrados em baús de portal em ruínas.
Armadura, espadas, picaretas, pás de ferro podem ser encontradas em baús de cidade do End.
Bestas e espadas de ferro‌[EJ apenas] podem ser encontradas em baús de bastião em ruínas.
Armadura de couro pode ser encontrada em baús de suprimento de naufrágios.
Afiação, Julgamento, ou Ruína dos artrópodes I-V [EJ apenas] Machados de ouro com afiação, julgamento, ou ruína dos artrópodes podem ser encontrados em baús de portal em ruínas e de bastião em ruínas[EJ apenas]. Na Edição Bedrock, machados de ouro podem receber quaisquer encantamentos de maneira renovável sem ganhar penalidade do trabalho anterior encantando normalmente.
Afiação V Espadas de diamante podem ser encontradas em baús de cidade do End e bastião em ruínas.
Espadas de ferro podem ser encontradas em baús da cidade do End e do bastião em ruínas[EJ apenas].
Velocidade das almas I-III Botas de ouro com velocidade das almas podem ser encontradas em baús de bastião em ruínas.
Espinhos I-III Armadura de diamante pode ser encontrada em baús de bastião em ruínas.
Armadura de ouro pode ser encontrada em baús do bastião em ruínas e portal em ruínas.
Armadura de couro pode ser encontrada em baús de suprimentos de naufrágios.
Espinhos III Peitorais de diamante podem ser encontrados em baús de bastião em ruínas e raramente baús da cidade do End.
Peitorais de ouro podem ser encontrados em baús de bastião em ruínas e de portal em ruínas.
Peitorais de ferro com Espinhos III podem ser encontrados raramente em baús da cidade do End.
Túnicas de couro podem ser encontradas em baús de suprimentos de naufrágios.

Itens encontrados em baús de saque de bastião em ruínas, portal em ruínas e naufrágio são limitados à terem um encantamento, enquanto itens de baús da cidade do End geralmente tem vários encantamentos.

Outro

Esses recursos não renováveis podem ser obtidos no mundo fora de estruturas geradas, eles são geralmente mais abundantes, mas alguns talvez estejam escondidos debaixo de outros blocos, fazendo eles serem difíceis de serem encontrados. Já que eles são gerados fora de estruturas, eles podem ser encontrados até mesmo em mundos com a opção de gerar estruturas desativadas.

Recurso Produtos não renováveis Fontes
Detritos ancestrais

É gerado no Nether, especificamente em níveis de altitude baixos.
É encontrado também em baús de bastião em ruínas.
Ardósia e Pedregulho de ardósia

É gerada em aglomerados no subsolo. A ardósia é obtida ao fundir pedregulho de ardósia, ou extraindo ela usando uma ferramenta encantada com toque suave.
Arbusto seco
Pode ser coletado com tesouras em biomas de terras áridas, deserto, e taiga de árvores gigantes. Eles também podem ser gerados em baús e envasados em algumas vilas do deserto.
Minérios de diamante

Estrelas de fogo de artifício e Fogos de artifício "Rastro"
São gerados em aglomerados no mundo superior, abaixo da altitude Y = 16.

Diamantes também podem ser encontrados em baús de muitas estruturas geradas. Blocos de diamante também são gerados em salas de "lava" e de "obsidiana" em mansões da floresta

Diferentemente dos diamantes em si, ferramentas e armaduras de diamante são renováveis usando certas trocas de aldeões evoluídos.

Minérios de esmeralda
O minério de esmeralda é gerado no subsolo em biomas de montanhas, geralmente em aglomerados de um único bloco. No entanto, esmeraldas são renováveis através da troca e também são soltas por vingadores e invocadores.
Minérios do Nether

Gera em aglomerados médios no Nether. Ouro e quartzo são renováveis.
Minérios

Esses minérios são gerados no subsolo em todos os biomas da Superfície. O minério de carvão também é gerado em fósseis. Os minerais em si são renováveis (primeiramente através da troca), sem minerar os minérios.
Flor de esporos
É gerado no bioma de cavernas verdejantes em tipos de mundo customizados.
Tufo
Gera em aglomerados no subsolo.

Não obtiveis no modo sobrevivência

Esses recursos não são capazes de serem obtidos como itens no modo Sobrevivência. Embora, eles possam ser encontrados como blocos ou alguns até criados ou manipulados no modo sobrevivência.

Recurso Observações
Rocha-mãe
Rocha-mãe podem ser encontrada nos 5 níveis mais fundo do mundo superior, e nos 4 níveis superiores e inferiores do Nether, e em estruturas de cristais do End e como portais do End, porém ela não pode ser quebrada ou movida nas versões atuais.
Drusa de ametista
A drusa de ametista é gerada na camada mais interna de geodos de ametista mas não pode ser obtido quando extraídos mesmo se uma ferramenta com toque suave for usada.
Plantas do coro
Plantas do coro são geradas nas ilhas externas do End porém não podem ser obtidas mesmo ao usar uma ferramenta com toque suave.
Moldura do portal do End
Pode ser encontrada em fortalezas, mas não pode ser quebrada ou movida nas versões atuais.
Terra arada
A terra arada pode ser criada ao arar uma terra, grama, ou caminhos de grama com uma enxada, porém sempre soltará terra quando extraída.
Blocos infestados
Blocos infestados podem ser gerados infinitamente já que traças infestam o pedregulho, pedra e tijolos de pedra renováveis, mas eles infestados não são soltos quando quebrados.

Eles também são gerados naturalmente em fortalezas, iglus, mansões da floresta e em montanhas.

Geradores
Geradores podem ser encontrados em masmorras, minas abandonadas, fortalezas, mansões, e bastiões em ruínas, porém eles só soltam experiência ao serem extraídos nas versões atuais.

Não encontrados no modo sobrevivência

Esses recursos não podem ser acessados, mesmo como blocos, sem usar o modo criativo ou comandos.

Recurso
Barreiras
Trouxa
Blocos de comando
Command BlockRepeating Command BlockChain Command Block
Blocos-quebra-cabeça
Luz
Carrinhos de mina com bloco de comando
Laje de carvalho petrificado
Cabeça de jogador
Sensor de sculk
Ovos geradores

Geradores de estruturas

Edição Bedrock

Esses recursos não são renováveis na Edição Bedrock, embora sejam na Edição Java.

Recurso Produtos não renováveis Razão ou discrepância
Argila
Os aldeões na Edição Bedrock não dão presentes de recompensa ao jogador, quando ele enfrenta uma invasão em uma vila, o que tornaria a argila renovável.

Esses itens não são renováveis na Edição Bedrock, e não existem na Edição Java.

Recurso Observações
Produtos químicos
Bloco de calor

Não é encontrado no modo sobrevivência
Equipamento químico
Não é encontrado no modo sobrevivência
Todos elementos e compostos
Não é encontrado no modo sobrevivência
Remédios
Não é encontrado no modo sobrevivência
Poção de decaimento
Pode ser obtida usando uma garrafa de vidro em um caldeirão muito raro, cheio de poção de decaimento encontrado em uma cabana do pântano. No entanto, flecha de decaimento são renováveis por meio do comércio.
Erva marinha alta
Erva marinha alta pode ser criada aplicando farinha de osso na erva marinha normal. No entanto, quebrar erva marinha alta com uma tosquiadeira faz 2 ervas marinhas normais serem soltas.
Blocos técnicos Blocos técnicos são blocos como blocos de portal e fogo, cujas funções principais estão estritamente ligadas ao uso de outros blocos e itens.

Muitos podem ser gerados de forma renovável no mundo, mas não podem ser adquiridos como itens por meio do modo sobrevivência normal.

Edição Java

Esses recursos não são renováveis na Edição Java, embora eles sejam na Edição Bedrock.

Recurso Produtos não renováveis Razão ou discrepância
Netherrack

Quando portais do nether são geraods no ar, eles não criam netherrack como eles criam na Edição Bedrock.
Caminho de grama

Caminhos de grama podem ser criados clicando com o botão direito em blocos de grama renováveis com uma pá, porém eles soltam terra quando extraídos. Portanto, eles podem ser obtidos apenas na Edição Bedrock

Esses itens não são renováveis na Edição Java, e não existem na Edição Bedrock.

Recurso Observações
Graveto de depuração
Não é encontrado no modo sobrevivência.
Enciclopédias
Não é encontrado no modo sobrevivência.
Poções não fermentáveis
Não é encontrado no modo sobrevivência.