Minecraft Wiki
Advertisement
Esse artigo fala sobre o tipo de mundo customizado moderno. Para o tipo de mundo presentes em versões anteriores à 1.13, veja Personalizado (antigo). Para as dimensões easter egg presentes na Edição Java 20w14∞, veja Edição Java 20w14∞ § World generation.
"Mundo personalizado" redireciona aqui. Para a criação de dimensões personalizadas, veja Dimensão personalizada. Para o controle da geração de mundo usando pacote de dados, veja Geração de mundo personalizada.
Information icon.svg
Esse recurso é exclusivo para Edição Java. 

Personalizado é um tipo de mundo que permite com que usuários alterem a geração das dimensões: Superfície, Nether e End bem como a habilidade de criar dimensões personalizadas. Ele pode ser editado importando um arquivo JSON na tela de criação de mundos.

Acesso

A geração de mundo personalizada funciona usando arquivos JSON, que precisam ser importados antes da criação do mundo.

No menu de criação de mundos, vá em opções e selecione a opção "Importar definições". Então, selecione um arquivo JSON de geração de mundo. Um aviso aparecerá dizendo que mundos personalizados são experimentais. Clique em "Sim" para prosseguir.

A única maneira de acessar dimensões adicionadas é através de comandos, como /execute in <nome da dimensão> run tp @s ~ ~ ~, o qual teleporta o jogador para a dimensão especificada (veja § Formato JSON).

Formato JSON

Artigos principais: Dimensão personalizada e Geração de mundo personalizada
Jigsaw Block (top texture) JE2 BE2.png
Esta seção do artigo é um esboço. 
Você pode nos ajudar expandindo-a.
Instruções: explicações de cada compontente do arquivo JSON. Fontes úteis: [1], [2]

Arquivos de geração de mundo tem o seguinte formato:

  • A tag raiz.
    •  bonus_chest (verdadeiro ou falso): Se o mundo tem um baú bônus ou não (equivalente à opção "Baú bônus").
    •  generate_features (verdadeiro ou falso): Se estruturas devem ser geradas ou não (equivalente à opção "Gerar estruturas").
    •  seed (número inteiro): A semente de geração do mundo númerica.
    •  legacy_custom_options (string): O modelo de mundo personalizado que era usado para gerar mundos que eram um mundo personalizado (antigo). Existe apenas em mundos personalizados antigos.
    •  dimensions: Uma lista das dimensões neste mundo em que a chave é o ID de espaço de nome da dimensão.
      • Uma dimensão. As dimensões minecraft:overworld, minecraft:the_nether e minecraft:the_end são necessárias para que um mundo que funcione bem. Qualquer outro ID de espaço de nome é permitido ser usado em dimensões personalizadas.
        •  generator: Configurações de geração usadas para essa dimensão.
          •  type (string): O ID do gerador. Pode ser minecraft:flat para uma dimensão plana, minecraft:noise para uma dimensão com geração por ruído (noise) ou minecraft:debug para uma dimensão de depuração.
          • Outros componentes (veja abaixo)
        •  type: Pode ser uma lista de opções para as dimensões, o ID de espaço de nome de um arquivo de dimensão em um pacote de dados, ou um dos quatro tipos de dimensão padrão (minecraft:overworld, minecraft:the_nether, minecraft:the_end, minecraft:overworld_caves).
          • Dimensão personalizada/Dados

Tipos de geradores

Dimensão personalizada/Gerador

Valores padrão

Movido para Geração de mundo personalizada#Configurações de ruído

Padrão de modelos do gerador de ruído

Estas são as configurações usadas pelos 6 modelos disponíveis para o gerador de minecraft:noise.

Padrão de estruturas

Esses são os valores padrão para todas as estruturas com espaço de nomes. Cada predefinição usa os mesmos valores para todas essas estruturas, com exceção de minecraft:ruined_portal.

*Valores de placeholder, não têm efeito

**Os valores de sal não são usados para essas estruturas; mudá-los não produz nenhum efeito

Padrão de parâmetros de bioma

Estes são os valores padrão usados para cada bioma no multi_noise biome_source. Curiosamente, embora apenas os valores dos biomas do Nether sejam acessíveis por meio de um modelo, vários biomas da Superfície também têm valores padrão.

Padrões de type

Dimensão customizada/Padrões

Exemplos

Jigsaw Block (top texture) JE2 BE2.png
Esta seção do artigo é um esboço. 
Você pode nos ajudar expandindo-a.
Instruções: mais exemplos e as informações reais para o que o gerador padrão usa.

Configurações padrão

A seguir estão as configurações para um mundo Minecraft padrão exportado.

Configurações padrão expandidas

Este arquivo contém as mesmas configurações usadas para produzir um mundo padrão, mas com todos os modelos expandidos para seus valores padrão. Observe que há um erro que torna impossível a luta contra o dragão ender sem usar o modelo de tipo de dimensão minecraft:the_end, já que a bandeira que cria a luta está codificada e não está acessível através de JSON. No entanto, ele é idêntico ao mundo padrão.

Dimensão plana personalizada

Uma visão geral de um mundo feito com as configurações adjacentes.

Esta dimensão é um mundo plano com uma camada de grama em quatro camadas de terra infértil no topo de cinco camadas de basalto. O mundo inteiro está cheio de casas de vilas já que spacing (espaçamento) está definido como 3 (padrão: 32) e separation (separação) está definido como 1 (padrão: 8). As palavras começam por padrão no tempo 1000.

Histórico

Edição Java
15 de maio de 2018O retorno dos mundos personalizados foi mencionado.[1][2][3]
1.16 20w21a Adicionados mundos personalizados.
Mundos personalizados são orientados por JSON.
Dimensões personalizadas podem ser adicionadas e as dimensões padrões podem ser modificadas.
Atualmente não há um menu no jogo para modificar mundos; mundos personalizados podem ser gerados apenas importando um arquivo JSON.
pre1 O parâmetro "temparatura" [sic] do bioma foi renomeado para "temperatura".
Dimensões e configurações de dimensão podem ser criadas por meio de pacotes de dados.
1.16.2 20w28a O suporte experimental para biomas personalizados agora está incluído nos mundos personalizados.
1.17 20w49a As alturas máximas de construção e as alturas de teto de rocha-mãe agora são personalizáveis em 256 blocos por meio de arquivos json personalizados.
21w05a Os valores mínimo e máximo de y mudaram de -2047 e 2047 para -2032 e 2032.

Problemas

Problemas relacionados com "Personalizado" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá, em inglês.

Galeria

Links externos

Veja também

  • Dimensão personalizada
  • Geração de mundo personalizada

Referências

  1. "Mundos personalizados estarão voltando. Não posso falar sobre as opções extras que você mencionou." – u/AlmightyZing
    "Mas depois da 1.13" – u/_Grum no Reddit, 15 de maio de 2018
  2. "Você realmente não consideraria adiar a 1.13 até que os mundos personalizados sejam concluídos? Parece uma loucura abrir um precedente para a chance de perder recursos para várias atualizações.
    Chegamos muito perto de ter acesso às estruturas de personalização no mundo gerando esta atualização também, uma pena que não foi cortada" – u/DaUltraMarine
    "Não, eles voltarão, mas completamente diferentes de antes." – u/_Grum no Reddit, 15 de maio de 2018
  3. "Nenhuma personalização até depois de 1.13 ou nas outras coisas?" – u/Kobbett
    "Sem mais telas com 50 opções vagas." – u/_Grum no Reddit, 15 de maio de 2018
Advertisement