Minecraft Wiki

LEIA MAIS

Minecraft Wiki
Advertisement
Minecraft Wiki
4 316
páginas

Uma vista do bioma de pântano.

Os pântanos são biomas temperados e turvos. Existem duas variantes na família do bioma.

Descrição

Os pântanos são, em sua maioria, biomas planos, com elevações baixas o suficiente para ir abaixo do nível do mar em grande parte da área. Grandes porções de pântanos são inundadas, de áreas semelhantes brejos rasos a grandes lagos, com argilas no leito do lago. A água nos pântanos adquire uma cor verde acinzentada na superfície, tornando-se mais clara quando submersa. Ao contrário da maioria dos biomas, os pântanos têm temperaturas variáveis, o que afeta a cor dos blocos de grama, gramas e folhas.

A vegetação inclui carvalhos, que podem crescer em águas rasas e gerar vinhas que crescem neles. A cana-de-açúcar é frequentemente encontrada crescendo nas margens, enquanto as ervas marinhas cobrem o fundo das áreas inundadas. As orquídeas azuis podem crescer entre a grama, enquanto as vitórias-régias aparecem na superfície dos lagos; ambos são encontrados exclusivamente em pântanos. Na Edição Bedrock, cogumelos enormes também podem ser gerados.

As cabanas do pântano raramente são encontradas em pântanos, abrigando uma bruxa e um gato preto. Apenas as bruxas podem gerar dentro e ao redor da cabana. Os pântanos, ao lado dos desertos, podem gerar fósseis, estruturas raras encontradas no subsolo em torno da camada y=50.

Os slimes podem aparecer em pântanos em níveis baixos de luz, ao lado de monstros comuns, entre elevações y=50 e y=70. Sua taxa de geração é afetada pela fase da lua, aparecendo mais frequentemente durante a lua cheia e não sendo gerados durante a lua nova.

Os aldeões que geram em pântanos têm uma aparência exclusiva com o tema de pântano. Embora os aldeões tenham tipos específicos de pântano, nenhuma vila com esses aldeões pode ser gerada. A única maneira de esses aldeões aparecerem é sendo criados no pântano, curando um aldeão zumbi que foi gerado em um pântano ou quando uma vila gerada naturalmente se espalha para um pântano.

A sobrevivência em pântanos pode ser um tanto fácil se o jogador encontrar uma clareira grande o suficiente para um abrigo. O suprimento de troncos de madeira de carvalho é bom sem ser excessivo, a água é abundante e o terreno costuma ser plano. As cabanas do pântano também podem ser convertidas em farms de bruxas, caso o jogador queira colher facilmente seus itens. No entanto, slimes surgindo ao lado de monstros podem tornar a sobrevivência noturna mais difícil se o jogador não iluminar suficientemente os arredores.

Os biomas de pântano são geralmente encontrados próximos a outros biomas exuberantes, como florestas, florestas escuras, florestas de bétulas e biomas de planícies. Assim como os biomas aquáticos, os biomas pântanos sofrem pouca ou nenhuma mudança quando gerados no tipo de mundo personalizado como amplificado (na Edição Java).

Raridade

Ao contrário de outros biomas, a temperatura no pântano não depende da altura acima do nível do mar - o jogo usa o ruído de Perlin para determiná-lo. Se a temperatura no pântano estiver abaixo de -0,1, então a cor da vegetação será verde-escuro, acima dela - oliva. A temperatura padrão do pântano é 0,8.

Nome Tipo Temperatura Raridade
Pântano Temperado 0.8 Comum
Colinas de pântano Temperado 0.8 Raro

Variações

Há duas variações do bioma de pântano.

Pântano

O bioma de pântano é a variante padrão do pântano. As áreas não inundadas desse bioma apresentam terreno relativamente plano, semelhante aos biomas de planície, embora com significativamente mais árvores e menos grama alta. Algumas partes do pântano podem ter terreno semelhante a um brejo, onde a grama tem vários blocos únicos de água gerando ao redor dela. À noite, dependendo da fase da lua, slimes podem aparecer nas camadas do nível 50 a 70 ao lado de outros monstros hostis, tornando os pântanos os únicos lugares acima do solo onde slimes podem ser encontrados. As cabanas do pântano e fósseis também são gerados neste bioma.

Na Edição Java:

Criaturas da pântano
Criatura Chance de geração Tamanho do grupo
Categoria dos passivos
Ovelha 1240 4
Porco 1040 4
Galinha 1040 4
Vaca 840 4
Categoria dos hostis
Aranha 100516 4
Zumbi 95516 4
Aldeão zumbi 5516 1
Esqueleto 100516 4
Creeper 100516 4
Slime[nota 1] 100516 4
Enderman 10516 1–4
Bruxa 5516 1
Slime[nota 1] 1516 1
Categoria das criaturas do ambiente
Morcego 1010 8
  1. a b A geração é muito afetada pela fase da lua

Na Edição Bedrock:

Criaturas da pântano
Categoria dos passivos
Ovelha 1240 2–3
Porco 1040 1–3
Galinha 1040 2–4
Vaca 840 2–3
Categoria dos hostis
Aranha 100595 1
Zumbi 95595 2–4
Aldeão zumbi 5595 2–4
Esqueleto 80595 1–2
Creeper 100595 1
Slime[nota 1] 100595 1
Enderman 10595 1–2
Bruxa 5595 1
Slime[nota 1] 100595 1
Categoria das criaturas do ambiente
Morcego 1010 2

Colinas do pântano

A variação de colinas apresenta terrenos mais montanhosos que se erguem entre os pântanos planos. Essas colinas são altas, porém geralmente menos elevadas do que as colinas em outros biomas. Além disso, as áreas inundadas em colinas pantanosas tendem a atingir profundidades menores do que o resto do pântano, às vezes profundas o suficiente para ter um piso de cascalho no lugar de um solo de terra, como nos oceanos normais. As cabanas do pântano não se geram nas colinas do pântano‌ (apenas na Edição Java), nem geram slimes, mas os fósseis ainda podem ser gerados no subsolo. Além disso, as ervas marinhas não são geradas em áreas inundadas de colinas pantanosas. Se este bioma estiver conectado a uma selva, ele tem a chance de gerar um bioma de selva de borda modificada (do inglês, Modified Jungle Edge).

As colinas do pântano usam as mesmas chances de geração de criaturas dos pântanos.

Valores de arquivo

ID

Edição Java:

NameID de espaço de nomeChave de tradução
Pântanoswampbiome.minecraft.swamp
Colinas do pântanoswamp_hillsbiome.minecraft.swamp_hills

Edição Bedrock:

NameID de espaço de nomeID numérico
[Sem nome de exibição]swampland6
[Sem nome de exibição]swampland_mutated134

Galeria

Note that images with blue water were taken before Java Edition 1.13, which changed the color of water in swamps from blue to gray.

História

Os pântanos foram visivelmente alterados várias vezes. Embora tenha sido apenas um bioma com grama clara e muitos lagos desde sua introdução no Alpha 1.2.0, o Beta 1.8 (1.8-pre1) fizera uma grande revisão. Árvores especiais, os carvalhos do pântano, foram geradas desde então e existem muitas áreas inundadas que são particularmente adequadas para procurar superfícies argilosas. Na versão completa 1.0 (Beta 1.9-pre1) e na versão completa 1.7 (13w36a), a cor das folhas, grama e água foi alterada várias vezes, de modo que o bioma parecia completamente diferente a cada vez. Na versão completa 1.7 (13w36a), muitos detalhes cênicos foram adicionados, como as orquídeas azuis.

Veja também

Referências

Advertisement