Minecraft Wiki
Advertisement

Uma vista do bioma de pântano.

Os pântanos são biomas temperados e turvos. Existem duas variantes na família do bioma.

Descrição

Os pântanos são, em sua maioria, biomas planos, com elevações baixas o suficiente para ir abaixo do nível do mar em grande parte da área. Grandes porções de pântanos são inundadas, de áreas semelhantes brejos rasos a grandes lagos, com argilas no leito do lago. A água nos pântanos adquire uma cor verde acinzentada na superfície, tornando-se mais clara quando submersa. Ao contrário da maioria dos biomas, os pântanos têm temperaturas variáveis, o que afeta a cor dos blocos de grama, gramas e folhas.

A vegetação inclui carvalhos, que podem crescer em águas rasas e gerar vinhas que crescem neles. A cana-de-açúcar é frequentemente encontrada crescendo nas margens, enquanto as ervas marinhas cobrem o fundo das áreas inundadas. As orquídeas azuis podem crescer entre a grama, enquanto as vitórias-régias aparecem na superfície dos lagos; ambos são encontrados exclusivamente em pântanos. Na Edição Bedrock, cogumelos enormes também podem ser gerados.

As cabanas do pântano raramente são encontradas em pântanos, abrigando uma bruxa e um gato preto. Apenas as bruxas podem gerar dentro e ao redor da cabana. Os pântanos, ao lado dos desertos, podem gerar fósseis, estruturas raras encontradas no subsolo em torno da camada y=50.

Os slimes podem aparecer em pântanos em níveis baixos de luz, ao lado de monstros comuns, entre elevações y=50 e y=70. Sua taxa de geração é afetada pela fase da lua, aparecendo mais frequentemente durante a lua cheia e não sendo gerados durante a lua nova.

Os aldeões que geram em pântanos têm uma aparência exclusiva com o tema de pântano. Embora os aldeões tenham tipos específicos de pântano, nenhuma vila com esses aldeões pode ser gerada. A única maneira de esses aldeões aparecerem é sendo criados no pântano, curando um aldeão zumbi que foi gerado em um pântano ou quando uma vila gerada naturalmente se espalha para um pântano.

A sobrevivência em pântanos pode ser um tanto fácil se o jogador encontrar uma clareira grande o suficiente para um abrigo. O suprimento de troncos de madeira de carvalho é bom sem ser excessivo, a água é abundante e o terreno costuma ser plano. As cabanas do pântano também podem ser convertidas em farms de bruxas, caso o jogador queira colher facilmente seus itens. No entanto, slimes surgindo ao lado de monstros podem tornar a sobrevivência noturna mais difícil se o jogador não iluminar suficientemente os arredores.

Os biomas de pântano são geralmente encontrados próximos a outros biomas exuberantes, como florestas, florestas escuras, Florestas de bétulas e biomas de planícies. Assim como os biomas aquáticos, os biomas pântanos sofrem pouca ou nenhuma mudança quando gerados no tipo de mundo personalizado como amplificado (na Edição Java).

Raridade

Ao contrário de outros biomas, a temperatura no pântano não depende da altura acima do nível do mar - o jogo usa o ruído de Perlin para determiná-lo. Se a temperatura no pântano estiver abaixo de -0,1, então a cor da vegetação será verde-escuro, acima dela - oliva. A temperatura padrão do pântano é 0,8.

Nome Tipo Temperatura Raridade
Pântano Temperado 0.8 Comum
Colinas de pântano Temperado 0.8 Raro

Variações

Há duas variações do bioma de pântano.

Pântano

O bioma de pântano é a variante padrão do pântano. As áreas não inundadas desse bioma apresentam terreno relativamente plano, semelhante aos biomas de planície, embora com significativamente mais árvores e menos grama alta. Algumas partes do pântano podem ter terreno semelhante a um brejo, onde a grama tem vários blocos únicos de água gerando ao redor dela. À noite, dependendo da fase da lua, slimes podem aparecer nas camadas do nível 50 a 70 ao lado de outros monstros hostis, tornando os pântanos os únicos lugares acima do solo onde slimes podem ser encontrados. As cabanas do pântano e fósseis também são gerados neste bioma.

Na Edição Java:

Criaturas da pântano
Criatura Chance de geração Tamanho do grupo
Categoria dos passivos
Ovelha 1240 4
Porco 1040 4
Galinha 1040 4
Vaca 840 4
Categoria dos hostis
Aranha 100516 4
Zumbi 95516 4
Aldeão zumbi 5516 1
Esqueleto 100516 4
Creeper 100516 4
Slime[nota 1] 100516 4
Enderman 10516 1–4
Bruxa 5516 1
Slime[nota 1] 1516 1
Categoria das criaturas do ambiente
Morcego 1010 8
  1. a b A geração é muito afetada pela fase da lua

Na Edição Bedrock:

Criaturas da pântano
Categoria dos passivos
Ovelha 1240 2–3
Porco 1040 1–3
Galinha 1040 2–4
Vaca 840 2–3
Categoria dos hostis
Aranha 100595 1
Zumbi 95595 2–4
Aldeão zumbi 5595 2–4
Esqueleto 80595 1–2
Creeper 100595 1
Slime[nota 1] 100595 1
Enderman 10595 1–2
Bruxa 5595 1
Slime[nota 1] 100595 1
Categoria das criaturas do ambiente
Morcego 1010 2

Variantes removidas

Colinas do pântano

A variação de colinas apresenta terrenos mais montanhosos que se erguem entre os pântanos planos. Essas colinas são altas, porém geralmente menos elevadas do que as colinas em outros biomas. Além disso, as áreas inundadas em colinas pantanosas tendem a atingir profundidades menores do que o resto do pântano, às vezes profundas o suficiente para ter um piso de cascalho no lugar de um solo de terra, como nos oceanos normais. As cabanas do pântano não se geram nas colinas do pântano‌ (apenas na Edição Java), nem geram slimes, mas os fósseis ainda podem ser gerados no subsolo. Além disso, as ervas marinhas não são geradas em áreas inundadas de colinas pantanosas. Se este bioma estiver conectado a uma selva, ele tem a chance de gerar um bioma de selva de borda modificada (do inglês, Modified Jungle Edge).

As colinas do pântano usam as mesmas chances de geração de criaturas dos pântanos.

Valores de arquivo

ID

Edição Java:

NameID de espaço de nomeChave de tradução
Pântanoswampbiome.minecraft.swamp
Colinas do pântanoswamp_hillsbiome.minecraft.swamp_hills

Edição Bedrock:

NameID de espaço de nomeID numérico
[Sem nome de exibição]swampland6
[Sem nome de exibição]swampland_mutated134

História

Edição Java Alpha
v1.2.0 preview Adicionados biomas adequados, incluindo pântanos. No entanto, o bioma em si era completamente diferente de suas contrapartes modernas.
Edição Java Beta
1.8 September 3, 2011Notch mostrou uma captura de tela do novo bioma do pântano, com árvore de carvalho com trepadeiras.
Pre-release A geração do bioma pântano foi revisada. Carvalhos do pântano, trepadeiras, áreas semelhantes a pântanos e arbustos secos agora são gerados. Folhagem e grama são agora uma cor verde exuberante.
Neve não é mais gerada em pântanos.
Edição Java
1.0.0 Beta 1.9 Prerelease Os blocos de grama, folhas e Água agora são tingidos de um verde escuro e acinzentado nos pântanos. No entanto, essa mudança resultou na cor do bioma e nas transições do bioma se tornando praticamente inexistentes.
Vitória-régia agora são geradas em pântanos.
1.1 12w01a As transições de cores em biomas de pântano foram corrigidas e suavizadas
1.4.2 12w40a Adicionado cabana do pântano, que podem gerar em pântanos.
Slimes agora geram em biomas de pântano.
1.7.2 13w36a Variante do Pântano M adicionada, junto com muitos outros biomas s. Sua cor grama agora varia.
13w38b Áreas semelhantes a pântanos e Arbusto seco não são mais geradas em biomas de pântano.
1.8 14w26a Áreas semelhantes a pântanos e arbusto seco geram-se novamente em biomas de pântano.
1.10 16w20a Adicionados fósseis, que podem ser gerados em pântanos.
1.13 18w14a Erva marinha agora é gerada nos pântanos.
18w15a Swamp Water JE.png Swamp Hills Water 18w15a.png Alterou o matiz da água nos biomas de pântano de azul para cinza para combinar com Edição Bedrock. No entanto, pântanos mutantes ainda usam a mesma tonalidade, resultando em água com cor de cloro.
18w16a "Swampland M" foi renomeado para "Mutated Swampland".
18w19a "Pantanal" foi renomeado para "Pântano".
"Mutated Swampland" foi renomeado para "Swamp Hills".
pre3 Swamp Water JE.png As colinas do pântano agora usam a cor de água correta.
pre5 O ID swampland foi alterado para swamp.
O ID mutated_swampland foi alterado para swamp_hills.
28 de setembro de 2019Durante MINECON Live 2019, o pântano ficou em segundo lugar na votação do bioma; árvores de mangue, barcos com baús e sapos serão adicionados.
1.14 18w43a Afogado não geram mais em pântanos.
16 de outubro de 2021The Wild Update foi anunciado no Minecraft Live 2021, mostrando clipes do jogo anteriores anunciou o conteúdo do Biome Vote, junto com novos recursos, como lama, vaga-lumes e girinos.
1.18 Experimental Snapshot 1 Colinas do pântano não geram mais naturalmente.
Biomas de pântano atualmente não são gerados corretamente.
experimental snapshot 2 A geração do bioma pântano foi corrigida.
experimental snapshot 3 Pântanos têm menos probabilidade de se sobrepor a biomas frios ou secos.
A água suspensa não é mais colocada em pântanos.
experimental snapshot 4 É menos provável que os pântanos se estendam para longe da costa.
experimental snapshot 5 Pântanos foram movidos um pouco mais para o interior.
As árvores do pântano carvalho agora são capazes de se gerar em águas um pouco mais profundas do que antes.
experimental snapshot 6 Pântanos agora são capazes de gerar em áreas secas, tornando-os menos fragmentados em geral.
21w40a O bioma das colinas do pântano foi removido.
Edição Pocket Alpha
v0.9.0 build 1 Adicionados pântanos e colinas de pântanos, junto com muitos outros biomas.
v0.10.0 build 1 A água nos pântanos agora é tingida de cinza escuro.
Cogumelos gigantes agora são gerados em pântanos.
?Áreas semelhantes a pântanos não geram mais pântanos.
v0.14.0 build 1 Adicionados cabana do pântano, que geram em pântanos.
Edição Pocket
1.1.3 alpha 1.1.3.0 Adicionados fósseis, que podem ser encontrados em pântanos.
Edição Bedrock
1.4.0 beta 1.2.13.8 Adicionado afogados, que pode gerar em pântanos.
1.10.0 beta 1.10.0.3 Afogado não geram mais em pântanos durante o dia.
Edição de Console Legado
TU5 CU1 1.00 Patch 1 1.0.1 Adicionados pântanos.
TU9 As transições de cores dentro dos pântanos foram suavizadas.
TU19 CU7 1.12 Adicionados cabana do pântano, que geram em pântanos.
TU31 CU19 1.22 Patch 3 Adicionada variante Swampland M.
A geração de áreas semelhantes a pântanos em biomas pantanosos foi alterada.
TU43 CU33 1.36 Patch 13 AAdicionados fósseis, que podem ser encontrados em pântanos.

Galeria

Observe que as imagens com azul água foram tiradas antes da Edição Java 1.13, o que mudou a cor da água nos pântanos de azul para cinza.

Veja também

Referências

Advertisement