Minecraft Wiki

LEIA MAIS

Minecraft Wiki
Advertisement
Gear (item).gif
Esse artigo é um trabalho em andamento. 
Por favor, ajude na criação desse artigo ao expandir ou melhorar isso. A página de discussão pode conter sugestões.

Névoa é um recurso de renderização destinado a obscurecer a distância de visão do jogador, geralmente para causar um efeito atmosférico ou para ocultar perfeitamente limites agudos, como chunks descarregadas. Embora tradicionalmente se refira à distância de renderização, existem muitos outros tipos de névoa que podem ser encontrados no jogo em circunstâncias específicas.

Tipos de névoas

Névoa de distância

Nether Star JE3 BE2.png
O nome da seção não é oficial 
Um nome oficial ainda não foi dado ao assunto e pode mudar a qualquer momento.

Isso se refere à névoa que é renderizada em circunstâncias normais, e se torna a mais notável com a distância de renderização baixa. A cor da névoa de distância se iguala à nevoa do céu.

Devido à replicação da cor do céu na névoa, sua cor muda dependendo:[precisa de teste]

  • em que bioma o jogador está atualmente,
  • do clima atual,
  • do tempo atual,
  • se o jogador tem o efeito de visão noturna,
  • de relâmpagos,
  • da direção para a qual o jogador está voltado durante o nascer ou o pôr do sol

Névoa da água

Quando a câmera do jogador está debaixo d'água, um efeito de névoa dedicado será aplicado para simular isso. A névoa subaquática diminuirá progressivamente de acordo com o tempo gasto debaixo d'água.

A cor dessa névoa muda dependendo do bioma em que o jogador está no momento. Notavelmente, os pântanos têm um efeito de névoa marrom/amarelo mais escuro e mais espesso do que a maioria dos outros biomas.

Névoa da lava

Quando a câmera do jogador está debaixo da lava, um efeito de névoa ainda mais grosso/espesso será aplicado. Embora seja invariável com o tempo, o efeito de resistência ao fogo irá suavizá-lo em um pequeno grau.

Névoa da neve fofa

Estar sob a neve fofa dará mais uma vez outro efeito de névoa. Não há solução alternativa conhecida para esse efeito de névoa.

Névoa do Nether

Esta seção está com informação faltando sobre tudo que afete a distância da névoa (veja abaixo), especialmente o sol.. 
Por favor, expanda esta seção para incluir esta informação. Mais detalhes podem existir na página de discussão.

O Nether tem seu próprio efeito de névoa. Embora este efeito não seja visível em distâncias de renderização baixas devido à névoa de distância, aumentar a distância de renderização além de um certo ponto não produzirá diferenças visuais devido à presença dessa névoa. Sua cor também depende do bioma atual do jogador.

Essa névoa pode ser aplicada em qualquer dimensão customizada configurando o efeito da dimensão (o parâmetro effects) para minecraft:the_nether. Note que isso sacrificará o céu, o sol, a lua, as estrelas e as nuvens.

Névoa de cegueira

Artigo principal: Cegueira

O efeito de estado de cegueira transmite uma névoa muito espessa na visão do jogador.

Névoa do vazio

Information icon.svg
Esse recurso é exclusivo para Edição Java. 
VoidFogBeta1 8.png

Nas versões anteriores à Edição Java (especificamente a Beta 1.8 Pre-release até a 14w34b inclusive, até sua remoção na 14w34c), uma névoa escura e espessa foi introduzida. Conforme o jogador descesse abaixo do nível de altitude Y = 17 no Mundo Superior, esta névoa começa a aparecer. À medida que o jogador se aprofundava, a névoa na borda da distância de renderização se tornava mais próxima até que o jogador alcançasse as primeiras camadas de rocha-mãe, onde a visibilidade foi reduzida a apenas alguns blocos, além dos quais havia escuridão completa. As partículas cinzas do vazio apareceram abaixo de Y = 17, bem como no vazio.

A existência dessa névoa dependia da falta de iluminação do céu.[verificar] Se as aberturas de ventilação fossem abertas para permitir que a luz do céu entrasse em um espaço subterrâneo isolado, a névoa vazia não estaria mais presente enquanto o jogador se mantivesse perto desta fonte de luz do céu.

A névoa do vazio foi removida no final do desenvolvimento da 1.8 por motivos de desempenho e desagrado da comunidade em geral.

Histórico

Edição Java Classic
0.0.14a Implementada a névoa. Ela só aparecia em superfícies iluminadas.
Edição Java Indev
0.31 ?A cor da névoa, das nuvens e do céu agora pode ser configurada através da edição do mapa.
Edição Java Infdev
Minecraft Infdev20100227-1Com a incompatibilidade de mundos indev, a cor da névoa não é mais customizável.
Desconhecido
?Adicionada a névoa da água.
?Adicionada a névoa da lava.
?Adicionada a névoa do Nether.
?Adicionada a névoa da cegueira.
Edição Java Beta
1.8 Pre-release Adicionada a névoa do vazio.
Edição Java
1.1 11w48a Um jogador no modo criativo não consegue mais ver a névoa do vazio.
?Muitos dos efeitos da névoa do vazio podem ser contornados tendo o acesso para o céu.
?A névoa do vazio agora é preta independentemente do tempo do dia.
1.8 14w34c Removida a névoa do vazio e suas partículas associadas.
1.13 ?A água agora parece totalmente nebulosa ao entrar dentro dela, e se torna gradualmente mais clara com o tempo.
18w08b O encantamento de respiração e o efeito de respiração aquática anulam o efeito da névoa da água.[verificar]
?A névoa da água varia por bioma.
?A névoa da água não leva tempo para ser removida no modo espectador.
1.16 20w09a A cor da névoa não altera mais bruscamente ao alterar de biomas.[1]
Pre-release 3 O efeito de resistência ao fogo agora torna a névoa debaixo da lava um pouco menos rigorosa.
1.16.2 Pre-release 1 Adicionado efeitos de dimensão, permitindo que a névoa do Nether seja aplicada em qualquer dimensão customizada.
1.17 20w46a Adicionada a neve fofa, que tem o seu efeito de névoa dedicado.
20w48a O quão submerso o jogador deve estar na lava para ver o efeito da névoa agora foi alterado.[2]
21w10a A névoa de distância agora é esférica e não muda mais com base no ângulo de visão.[3]

Problemas

Problemas relacionados com "Fog" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá, em inglês.

Galeria

Referências

Advertisement