Minecraft Wiki

LEIA MAIS

Minecraft Wiki
Advertisement
Minecraft Wiki
4 346
páginas

Um mundo plano padrão.

Um mundo plano é um tipo de mundo que substitui o terreno variado padrão da superfície, com camadas personalizáveis.

Estrutura

Em um mundo plano padrão, o terreno é constituido por uma camada de rocha-mãe, duas camadas de terra, e uma camada de blocos de grama. Já que o mundo inteiro é um bioma de planície por padrão, vilas são geradas relativamente frequente na Edição Java, enquanto na Edição Bedrock vilas não são geradas em mundos planos.

A superfície do mundo é completamente plana, exceto pelas vilas e outras estruturas se estiverem ativadas. Já que o limite de altura (256 ou 320 ‌[em breve: EJ 1.18  e EB 1.18 ]) não é alterado, há quase um terço a mais de altura vertical para construções acima do piso comparada a um mundo normal. Criaturas continuam sendo geradas normalmente. Por causa da baixa altitude do mundo, slimes são gerados frequentemente.

Ao criar um mundo plano, o jogador quase sempre nasce na camada superior e exclusivamente em alguns tipos de bloco, dentro de uma área de 20x20 da coordenada 0.[verificar] Estruturas talvez não gerem completamente se a camada superior for muito baixa. Na Edição Bedrock, o jogador sempre nasce nas coodernadas 0,0 X e Z.

Acesso a outras dimensões

Mundos planos permitem com que o jogador acesse o Nether construindo um portal do Nether na maneira comum ou gerando um bloco de portal do Nether usando comandos.

Mundos planos também permitem com que o jogador acesse o End, que é gerado como uma dimensão normal de ilhas flutuantes. Ele pode ser acessado encontrando fortalezas se habilitadas, gerando um bloco de portal do End usando comandos ou construíndo seu próprio portal no criativo. Na Edição Java 1.16 e em versões posteriores, fortalezas não são geradas naturalmente por padrão em mundos planos, porém na Edição Java 1.15.2 e anteriores elas são geradas, então para que gerem naturalmente é preciso que um mundo gerado na 1.15.2 seja atualizado para a 1.16 ou usar um modelo de mundo plano para que fortalezas gerem naturalmente.

Multijogador

Para criar um mundo plano em um servidor multijogador, o flag level-type em server.properties deve ser flat, ao em vez de default. As camadas, biomas e estruturas são definidas por generator-settings, que é basicamente o código de modelo usado no jogo, porém com uma síntaxe semelhante à JSON, veja o exemplo abaixo.

Uma vez que o mundo multijogador for criado, os campos de server.properties não possuem nenhum efeito na geração de chunks. Ao em vez disso, como no modo um jogador, os campos do level.dat generatorName, generatorVersion, e generatorOptions são usados. Se você quiser alterar um mundo após sua criação inicial, essas configurações que devem ser alteradas.

Personalização

O botão de tipo de mundo plano na Edição Java.

Na Edição Java, a estrutura, e o conteúdo do mundo plano podem ser personaizados. Já na Edição Bedrock não há interface nenhuma para a personalização de mundos planos; eles sempre usuarão a configuração padrão (uma camada de rocha matriz, duas camadas de terra, e uma camada de blocos de grama) mesmo quando uma semente de geração de mundo é usada. No entanto, mundos planos podem ser personalizados, modificando a propriedade FlatWorldLayers no arquivo level.dat do mundo usando um editor externo. Jogadores no Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch também podem usar a Edição de Console Legado para customizar um mundo plano, e então transferi-lo para a Edição Bedrock.

Após selecionar "Plano" na caixa de tipo de mundo, um novo botão aparece embaixo com o texto "Personalizar". Ao clicar nele o menu de personalização é aberto com o modelo "Clássico" selecionado por padrão (composto por uma camada de grama, duas de terra e uma de rocha-mãe embaixo). Há dois botões disponíveis para a personalização de mundos planos, o botão "Remover camada", usado para remover tipos de camadas não-desejáveis, e o botão "Modelos", usado para selecionar um dos quatro modelos disponíveis atualmente.

Se o jogador entender a síntaxe do código de modelos, ele pode criar seus próprios modelos colocando informações válidas na caixa de código de modelos, onde as informações podem ser visualizadas e aplicadas. Além disso, mundos planos possuem certas características do terreno, além de vilas, como grama alta, lagos, e fortalezas, que podem além disso ser customizadas usando a mesma caixa de código de camadas de bloco.

Modelos podem ser compartilhados. Conforme um modelo é selecionado, uma caixa no topo da tela tem um código que pode ser destacado e copiado. Semelhante a como novos mundos são compartilhados por meio de sementes de geração de mundo, os modelos podem ser inseridos nesta caixa para recriar o modelo de outra pessoa.

Modelos

Information icon.svg
Esse recurso é exclusivo para Edição Java. 
Modelo Camadas Bioma Estruturas Notas Código do modelo

Padrão
1x
2x
1x
Bloco de grama
Terra
Rocha-mãe
Planície Vilas Padrão minecraft:bedrock,2*minecraft:dirt,minecraft:grass_block;minecraft:plains;village

Sonho dos mineiros
1x
5x
230x
1x
Bloco de grama
Terra
Pedra
Rocha-mãe
Montanhas Fortalezas,
Minas abandonadas,
Masmorras
minecraft:bedrock,230*minecraft:stone,5*minecraft:dirt,minecraft:grass_block;minecraft:mountains;biome_1,decoration,stronghold,mineshaft,dungeon

Mundo aquático
90x
5x
5x
5x
1x
Água
Areia
Terra
Pedra
Rocha-mãe
Oceano profundo Monumentos oceânicos,
Ruínas oceânicas,
Naufrágios
Em versões anteriores à 1.13, o jogador nascia no fundo do oceano e era incapaz de sair dele de uma vez. A única maneira de sobreviver era cavar para baixo, coletar saque de criaturas e assim construír uma torre para cima. minecraft:bedrock,5*minecraft:stone,5*minecraft:dirt,5*minecraft:sand,90*minecraft:water;minecraft:deep_ocean;oceanmonument,biome_1

Superfície
1x
3x
59x
1x
Bloco de grama
Terra
Pedra
Rocha-mãe
Planície Postos de observação,
Vilas,
Fortalezas,
Minas abandonadas,
Masmorras, Portais em ruínas
Imita a altura da geração de mundo padrão minecraft:bedrock,59*minecraft:stone,3*minecraft:dirt,minecraft:grass_block;minecraft:plains;pillager_outpost,village,biome_1,decoration,stronghold,mineshaft,lake,lava_lake,dungeon

Reino nevado
1x
1x
3x
59x
1x
Neve
Bloco de grama
Terra
Pedra
Rocha-mãe
Tundra nevada Vilas,
Iglus
minecraft:bedrock,59*minecraft:stone,3*minecraft:dirt,minecraft:grass_block,minecraft:snow;minecraft:snowy_tundra;village,biome_1

Poço sem fundo
1x
3x
2x
Grass Block
Dirt
Cobblestone
Planície Vilas Permite fácil acesso ao Vazio no modo sobrevivência, devido a substituição da rocha-mãe por pedregulho. 2*minecraft:cobblestone,3*minecraft:dirt,minecraft:grass_block;minecraft:plains;village,biome_1

Deserto
8x
52x
3x
1x
Areia
Arenito
Pedra
Rocha-mãe
Deserto Vilas,
Templos do deserto,
Fortalezas,
Minas abandonadas,
Masmorras
As quantidades de arenito e pedra são invertidas comparadas a mundos padrões. minecraft:bedrock,3*minecraft:stone,52*minecraft:sandstone,8*minecraft:sand;minecraft:desert;village,biome_1,decoration,stronghold,mineshaft,dungeon

Pronto para redstone
52x
3x
1x
Arenito
Pedra
Rocha-mãe
Deserto Nenhuma minecraft:bedrock,3*minecraft:stone,52*minecraft:sandstone;minecraft:desert;

O vazio
1x Ar O vazio Nenhuma Faz o jogador nascer em uma plataforma composta majoritariamente de pedra. minecraft:air;minecraft:the_void;decoration

Formato do código de modelos

O código de modelos é um texto de números, ponto e vírgula(;), dois pontos(:), vírgulas(,), e asteriscos(*). na Edição Bedrock, ele pode ser feito através de FlatWorldLayers no arquivo level.dat do mundo usando um editor externo. Cada código tem três partes principais, divididas por ponto e vírgula, elas são:

  • uma lista de um ou mais IDs de bloco (Edição Java ou Edição Bedrock);
    • A lista de IDs de blocos é separada por vírgulas, e sua ordem é da camada 0 até superiores; se a entrada para um determinado bloco tiver um "*", o número antes do "*" é o número de camadas a serem geradas e o número depois é o ID do bloco.
    • Um bloco também pode ser repetido em várias camadas simplesmente repetindo o ID do bloco, por exemplo: minecraft:glass,minecraft:glass, minecraft:glass,minecraft:glass daria o mesmo resultado que 4* minecraft:glass.
  • Um ID de bioma válido (Edição Java ou Edição Bedrock);
  • (opcional, não após 1.16) uma lista de opções de geração de estrutura.
    • As opções de geração de estrutura (descritas abaixo) podem ter parâmetros adicionais, por exemplo village(size = 0 distance = 9) (em 1.13+ eles não têm efeito).
    • É importante lembrar que vários parâmetros são separados por espaços, em vez de vírgulas ou ponto e vírgula.

Exemplo de um código de modelo

Considere o seguinte código de modelo:

minecraft:mossy_cobblestone,250*minecraft:air,minecraft:obsidian,minecraft:snow;minecraft:mountains;stronghold(count=7),village(size=0 distance=9),decoration,dungeon,mineshaft

Ele consiste nos seguintes elementos:

  • minecraft:mossy_cobblestone,250*minecraft:air,minecraft:obsidian,minecraft:snow — lista separada por vírgulas de IDs de bloco.
    • minecraft:mossy_cobblestone — uma camada de pedregulho musgoso na camada 0.
    • 250*minecraft:air — 250 camadas de ar, da camada 1 à camada 250.
    • minecraft:obsidian — uma camada de obsidiana, na camada 251.
    • minecraft:snow — uma camada de neve, na camada 252.
  • minecraft:mountainsID do bioma, neste caso, Montanhas.
  • stronghold(count=7),village(size=0 distance=9),decoration,dungeon,mineshaft — uma lista de estruturas separadas por vírgulas.
    • stronghold(count=7) — isso povoa o mundo com sete fortalezas à distância e propagação padrão.
    • village(size=0 distance=9) — como Montanhas é um bioma inválido para vilas, isso não faz nada.
    • decoration — decoração específica do bioma.
    • dungeon — permite a geração de masmorras.
    • mineshaft — permite que minas abandonadas sejam gerados na frequência de colocação padrão.

Histórico

Edição Java pre-Classic
rd-132211 A geração de níveis foi alterada do gerador confuso e aleatório original (como mostrado no Cave Game "Vídeo do Teste Técnico" – via YouTube), para ser completamente plano. Isso foi posteriormente removido em favor de terreno variável.
Edição Java
1.1 12w01a Adicionado o tipo de mundo "Plano".
Edição Pocket Alpha
v0.9.0 build 1 Adicionado o tipo de mundo "Plano".
New Nintendo 3DS Edition
0.1.0 Adicionado o tipo de mundo "Plano".
Disambig color.svg Lang-en.gif Veja temporariamente o histórico completo na [[:en:{{{1}}}#History|versão em inglês]].
Você pode nos ajudar traduzindo.

Problemas

Problemas relacionados com "Superflat" ou "Flat" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá, em inglês.

Curiosidades

  • O volume de um mundo plano padrão inteiro, sem incluir vilas, baús bônus ou ar, é de 14.4 milhões de km3, e o mundo é composto por 1.44×1016 blocos.
  • Como a altura das nuvens não é afetada pela geração do mundo, as nuvens aparecem no subsolo no modelo "Sonho dos mineiros".
  • Se o jogador selecionar o modelo do deserto, e remover todas as camadas menos a areia, é possível criar uma queda de areia enorme e sem fim. Para realizar isso basta remover as camadas e cavar direto até o fundo do mundo. Então, a areia então começará a cair das coordenadas iniciais de escavação.

Galeria

Veja também

Notas

Referências

Advertisement