Acompanhe o Minecraft Live 2021 ao vivo em 16 de outubro às 13:00 no Twitter da Minecraft Wiki.

4 316
páginas
Liberador
Dropper (S) JE3.pngFurnace (W) JE4.pngFurnace (N) JE3 BE2.pngDropper (E) JE3.pngDropper (U) JE2 BE2.pngDispenser (D) JE3.png
Dropper (S) BE2.pngFurnace (N) JE3 BE2.pngFurnace (N) JE3 BE2.pngDropper (E) BE2.pngDropper (U) JE2 BE2.pngDispenser (D) BE2.png

Sim (64)

Ferramenta

Resistência à explosão

3.5

Dureza

3,5

Luminosidade

Não

Transparência

Não

Inflamável

Não

Pega fogo com lava

Não

ID de espaço de nome

dropper

Um Liberador (pt-BR) ou Ejetor [EJ] (ou Dropper) [EB] (pt-PT) é um Bloco que pode ser usado para liberar itens ou pôr itens dentro de outros blocos com inventário.

Obtenção

Liberadores podem ser minerados usando uma picareta, no qual ele larga ele mesmo e seus conteúdos. Se for minerado sem uma picareta, o liberador irá largar apenas seus conteúdos.

Bloco Liberador
Dureza 3,5
Ferramenta
Tempo de quebra[A]
Padrão 17,5
Madeira 2,65
Pedra 1,35
Ferro 0,9
Diamante 0,7
Netherita 0,6
Ouro 0,45
  1. Os tempos são para ferramentas sem encantamento em segundos. Para mais informações, veja Quebrar § Velocidade.

Criação

Ingredientes Receita de Fabricação
Pedregulho +
Pó de redstone

Uso

Um liberador pode ser usado como um "recipiente" ou como um Componente de redstone para mover objetos.

Um liberador pode ser posicionado para que a sua saída esteja virada em qualquer direção, incluindo para cima ou para baixo. Quando colocado, a saída do liberador estará virada para o jogador.

O liberador não pode ser movido por pistões Na Edição Java e água e lava fluem em volta do liberador.

Armazenagem

O liberador tem 9 espaços de inventário.

Para abrir a interface do liberador, use o Usar item controles. Para mover itens entre o inventário do liberador e o do jogador ou Heads-up display em quanto a interface do liberador está aberta, arraste ou shift+clique esquerdo nos itens. Para sair da interface do liberador, use a teclaEsc.

Por padrão, a interface de um liberado é rotulado a como "Liberador". O rótulo de interface de um liberador pode ser alterado nomeando-o em um bigorna antes de colocá-lo, ou usando o comando /data[Edição Java apenas] (por exemplo, para rotular um liberador em (0,64,0) "Liberador do Jõaozinho", use {/data merge block 0 64 0 nowiki>{Customname:'"O Liberador do Jõaozinho"'}/nowiki>)

Um liberador pode ser "bloqueado" (ou posteriormente desbloqueado) definindo o código do liberadorLock tag com o comando /data. Se o marcador do conta-gotas Lock não estiver em branco, o liberador não pode ser acessado, exceto por jogadores segurando um item com o mesmo nome que o código Lock texto da tag. Por exemplo, para bloquear um liberador em (0,64,0) para que apenas os jogadores que possuem um item chamado "Chave do jõaozinho" possam acessar o liberador, use /data merge block 0 64 0 nowiki>{Lock:"Chave do jõaozinho"}/nowiki>. {‌[Edição Java apenas]

Componente de redstone

Veja também: Circuito de redstone

O liberador pode ser usado para liberar um item, ou colocar itens em um bloco de armazenagem.

Aivação
Um liberador pode ser ativa com:
  • um ativador adjacente componentes de energia (Exceções: uma tocha de Redstone não liga um liberador ao qual está apoiado).
  • um bloco opaco energizado (fortemente energizado ou fracamente energizado).
  • Um Repetidor de redstone energizado ou um Comparador de redstone mirado para o liberador.
  • Pó de redstone energizada configurada para apontar para o liberador ou em seu topo, ou ainda sem direção apenas um ponto próximo a ele; um liberador não é ativado por um pó de redstone adjacente que é configurado para apontar em outra direção.
Além dos métodos acima, liberadores também podem ser ativados por quasi-conectividade. {‌[Edição Java apenas] Um liberador é ativado se um dos métodos acima ativar um componente de mecanismo no bloco acima do liberador, mesmo se não houver nenhum componente de mecanismo lá (mesmo se o bloco acima do liberador seja ar ou um bloco transparente), mas somente quando o liberador recebe uma atualização de bloco (incluindo uma atualização de Redstone dentro de dois blocos do liberadores).
Um liberador não é ativado se tiver passado menos de 1 tique (2 tiques do jogo ou 0,1 segundo de atraso) desde que sua última ativação terminou.
Comportamento
Quando ativado, um liberador espera 2 tiques de redstone (4 tiques do jogo ou 0,2 segundos de atraso) e, em seguida, ejeta um item de seu inventário. O liberador não continua a ejetar itens enquanto está ativado - a ejeção ocorre apenas na ativação inicial (o circuito de pulsos de um sinal de entrada). Para ejetar vários itens, ative repetidamente o liberador com um circuito de relógio.
Se vários espaços estiverem ocupados por itens, um espaço ocupado aleatoriamente é escolhido para ejeção. O espaço é escolhido quando um item é ejetado, não quando o liberador é inicialmente ativado, portanto, é possível mover itens para dentro ou para fora de um liberador entre a ativação e a distribuição do item.
Se o liberador estiver voltado para um bloco com inventário, o item ejetado é transferido para este inventário. Caso contrário, o item é ejetado na direção em que o liberador está voltado, como se um jogador tivesse usado o Largar controle. Mesmo os itens que seriam tratados de forma diferente por um Ejetor (como Flechas) são simplesmente largadors por um liberador.
Um liberador faz um ruído de clique (o random.click evento de som) quando ativado vazio ou ao ejetar itens no ar, mas fica silencioso quando transfere com sucesso um item para outro inventário.

Um liberador é um bloco opaco, portanto, alimentá-lo diretamente pode fazer com que os componentes de mecanismo adjacentes (incluindo outros liberadores) também sejam ativados.

Uma linha de liberadores, cada um empurrando itens para o próximo liberador, é conhecida como elevador de itens. Um tubo de liberadores deve ser cronometrado para mover itens, mas pode ser cronometrado para mover itens mais rápido do que a taxa de transferência de um tubo de liberadores. Quando um tubo de liberadores empurra itens para cima, é conhecido como droppervator (abreviação de "elevador de liberadores").

Bloco musical

Um liberador pode ser posicionado abaixo de um Bloco musical para reproduzir o som de "Bumbo".

Sons

Edição Java:

SomLegendasFonteDescriçãoID de espaço de nomeChave de traduçãoVolumeAfinaçãoDistância de
atenuação
Bloco quebrandoBlocosQuebrando o blocoblock.stone.breaksubtitles.block.generic.break1.00.816
Nenhum[som 1]?Caindo sobre o bloco com dano de quedablock.stone.fallNenhum[som 1]0.50.7516
Bloco quebrandoBlocosMinerando o blocoblock.stone.hitsubtitles.block.generic.hit0.250.516
Block placedBlocosPosicionando o blocoblock.stone.placesubtitles.block.generic.place1.00.816
Footsteps?Caminhando sobre o blocoblock.stone.stepsubtitles.block.generic.footsteps0.151.016
Item liberado[sound 1]BlocosLiberador ativadoblock.dispenser.dispense[sound 1]subtitles.block.dispenser.dispense[sound 1]1.01.016
Ejetor falha[sound 1]BlocosLiberador falhando ao ativarblock.dispenser.fail[sound 1]subtitles.block.dispenser.fail[sound 1]1.01.216
  1. a b MC-177082

NameID de espaço de nomeFormaChave de tradução
LiberadordropperBloco e itemblock.minecraft.dropper
NameID de espaço de nome
Entidade de blocodropper

Edição Bedrock:

NameID de espaço de nomeID numérico FormaChave de tradução
Liberadordropper125Bloco e itemtile.dropper.name
NameID de jogo salvo
Entidade de blocoDropper

Metadados

Veja também: Valores de dados

Na Edição Bedrock, Os dados do liberador especificam sua orientação e status de ativação:

Bits Valores
0x1
0x2
0x4

Um campo de três bits que armazena um valor de 0 a 5 especificando para qual direção o liberador está voltado:

  • 0: Liberador mirando para "baixo"
  • 1: Liberador mirando para "cima"
  • 2: Liberador mirando para norte
  • 3: Liberador mirando para sul
  • 4: Liberador mirando para oeste
  • 5: Liberador mirando para leste
0x8 Definido se o liberador estiver ativado.

Estados de bloco

Veja também: Estados de bloco

Edição Java:

Nome Valor padrão Valores permitidos Descrição
facingnorthdown
east
north
south
up
west
A direção em que o conteúdo é disparado ou largado.
O oposto da direção que o jogador enfrenta ao colocar o bloco.
triggeredfalsefalse
true
True se este bloco estiver ativado.

Edição Bedrock:

Nome Valor padrão Valores permitidos Descrição
facing_direction00
1
2
3
4
5
6
7
A direção em que o conteúdo é disparado ou largado.
O oposto da direção que o jogador enfrenta ao colocar o bloco.
triggered_bitfalsefalse
true
True se este bloco estiver ativado.

Dados do bloco

Veja também: Formato Chunk/Entity

Um liberador tem uma entidade de bloco associada a ele que contém dados adicionais sobre o bloco.

  • Dados da entidade do bloco
  •  CustomName: Opcional. O nome desse contêiner no componente de texto JSON, exibido em sua GUI em que o nome padrão geralmente aparece.
    •  Items: Lista de itens desse contêiner.
      • : Um item, incluindo a etiqueta de espaços. Os espaços do liberador são numerados de 0 a 8 com 0 no canto superior esquerdo.
  •  Lock: Opcional. Quando não estiver em branco, impede que o contêiner seja aberto, a menos que o abridor mantenha um item cujo nome corresponda a essa sequência.
    •  Lootable: Opcional. Tabela de loot para ser usada para preencher o conta-gotas quando ele for aberto da próxima vez, ou os itens são de outra forma interagidos.[note 1]
    •  LootTableSeed: Opcional. Semente para gerar a Tabela de loot. 0 ou omitido usa uma semente aleatória.[note 1]
  1. a b Ambas as tags da tabela de loot são removidas assim que os itens forem gerados.

Vídeo

Histórico

Edição Java
1.5 13w03a Furnace (N) JE2 BE1.png Dropper (E) JE1 BE1.png Dropper (S) JE1 BE1.png Furnace (N) JE2 BE1.png Adicionado os liberadores.
Liberadores são criados usando 7 pedregulhos, um funil e um pó de redstone:
Ingredientes Receita de Fabricação
Pedregulho +
Funil

As texturas superior e inferior dos liberador atualmente permanecem fixas, independentemente da direção da face.
13w04a Dropper (U) JE1 BE1.png Dispenser (D) JE1 BE1.png Os liberadores agora podem enfrentar todas as seis direções.
A receita de criação do liberador agora foi alterada, removendo o funil do meio.
13w10b Os liberadores ativados agora não são disparados se receberem uma atualização de bloco.
1.8 14w25a Furnace (N) JE2 BE1.png Dropper (E) JE2.png Dropper (S) JE2.png Furnace (W) JE3.png Dispenser (D) JE2.png Os modelos dos liberadores foram alterados.
1.9.1 pre1 Liberadores agora podem usar Tabela de item.
1.13 17w47a Esse Bloco antes da The Flattening, seu número era 158.
1.14 18w43a Furnace (N) JE3 BE2.png Dropper (E) JE3.png Dropper (S) JE3.png Furnace (W) JE4.png Dropper (U) JE2 BE2.png Dispenser (D) JE3.png A textura do liberador foi alterada.
Edição Pocket Alpha
v0.14.0 build 1 Furnace (N) JE2 BE1.png Dropper (E) JE1 BE1.png Dropper (S) JE1 BE1.png Furnace (N) JE2 BE1.png Dropper (U) JE1 BE1.png Dispenser (D) JE1 BE1.png Adicionado os liberadores.
v0.15.0 build 1 Liberadores agora podem ser movidos por pistões.
Edição Bedrock
1.10.0 beta 1.10.0.3 Furnace (N) JE3 BE2.png Dropper (E) BE2.png Dropper (S) BE2.png Furnace (N) JE3 BE2.png Dropper (U) JE2 BE2.png Dispenser (D) BE2.png As texturas do liberador foram alteradas.
Edição de Console Legado
TU19 CU7 1.12 Patch 1 Furnace (N) JE2 BE1.png Dropper (E) JE1 BE1.png Dropper (S) JE1 BE1.png Furnace (N) JE2 BE1.png Adicionado os liberadores.
1.90 Furnace (N) JE3 BE2.png Dropper (E) JE3.png Dropper (S) JE3.png Furnace (W) JE4.png Dropper (U) JE2 BE2.png Dispenser (D) JE3.png As texturas do liberador foram alteradas.
New Nintendo 3DS Edition
0.1.0 Furnace (N) JE2 BE1.png Dropper (E) JE1 BE1.png Dropper (S) JE1 BE1.png Furnace (N) JE2 BE1.png Dropper (S) JE1 BE1.png Dropper (U) JE1 BE1.png Adicionado os liberadores.

Problemas

Problemas relacionados com "Liberador" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá, em inglês.

Veja também

Referências

  1. a b c d e f O Liberador reutiliza os eventos de som do ejetor em vez de ter os seus próprios, veja MC-98316.