Jogabilidade experimental

De Minecraft Wiki
Information icon.svg
Esse recurso é exclusivo para Edição Bedrock. 
A isenção de responsabilidade que aparece ao alternar a jogabilidade experimental em um mundo.

Jogabilidade experimental (pt-BR) ou gameplay experimental (pt-PT) é uma opção de jogo da Edição Bedrock. Ao ativá-lo, ele permite que o jogador teste alguns recursos inacabados ou em andamento mais cedo.

Ativando

A jogabilidade experimental é encontrada nas opções de mundo ao criar um mundo. Ativar a opção não desativa as conquistas, no entanto, essa função não pode ser desativada depois que o mundo é criado. Ativar em um mundo já existente cria uma cópia chamada "[EX] nome do mundo". O mundo original sem jogabilidade experimental ainda pode ser jogado, embora o progresso não seja transferido pelos dois mundos.

Recursos

O objetivo da jogabilidade experimental é para o jogador observar alguns recursos ainda não concluídos. Existem 5 recursos diferentes de jogabilidade experimental. Esses são:

  • "Recursos complementares experimentais"
  • "Criação de biomas personalizados"
  • "Capacidades de Modding Adicionais"
  • "Caves and Cliffs"
  • "Próximos recursos para criadores"
  • "Ativar Framework GameTest"

A partir da Edição Bedrock beta 1.16.230.52, os seguintes recursos estão ativados pelo botão alternador de "Caves and Cliffs" na jogabilidade experimental:

Itens
Criaturas
Geração de mundo
  • Subtipos do biomas de montanhas
    • Montanha de pradaria, Bosque montanhoso, Encostas nevadas, Picos elevados e Picos cobertos de neve
  • Limites de altura aumentados para 320 blocos

Histórico

Edição Bedrock
1.4.0 beta 1.2.13.8 Adicionada a opção de jogabilidade experimental.
Ativar a opção de jogabilidade experimental dá ao jogador acesso aos seguintes recursos: madeira descascada, escadas e lajes de prismarinho, tridentes, afogado e novas animações de natação.
beta 1.2.20.1 Adicionadas conchas de náutilo, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
lançamento Todos os recursos acima, exceto afogado e conchas de náutilo, não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.5.0 beta 1.5.0.0 Afogado e conchas de náutilo não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.7.0 beta 1.7.0.2 Adicionado o comando /scoreboard e placares básicos, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.7.0.7 Os placares não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.8.0 beta 1.8.0.10 Adicionadas bestas e seus encantamentos, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.9.0 beta 1.9.0.0 Adicionados saqueadores e selva de bambus, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.9.0.2 Adicionados muitos novos blocos de bancadas de profissão, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.9.0.3 Adicionado mecanismo de script do Minecraft, disponível apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.10.0 beta 1.10.0.3 Adicionados composteiras, fogueiras, um novo bloco cortador de pedras, bagas doces, devastadores, vendedores ambulantes, postos de observação, novas estruturas de vilas, novos aldeões e aldeões zumbis, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
Bestas, saqueadores, lampiões e a função de script de entidade não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.11.0 beta 1.11.0.1 Adicionados capitães de invasões, invasões e os efeitos de status Mau Presságio e Herói da vila, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
Selvas de bambus não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.11.0.3 Bancadas de arco e flecha, bancadas de ferraria, bagas doces, devastadores, os novos aldeões, postos de observação, os novos aldeões zumbis e as novas vilas não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.11.0.4 Vendedores ambulantes não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
release Capitães de invasões, invasões e os efeitos de status Mau Presságio e Herói da vila não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.13.0 beta 1.13.0.1 Adicionados os modos de Salvamento e Carregamento para os geradores de estruturas, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.16.0 beta 1.16.0.51 Adicionados alvos, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.0.57 As funcionalidades de alvos, vazios estruturais e geradores de estruturas não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
Adicionadas magnetitas, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.0.63 A funcionalidade das magnetitas não está mais disponível apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.16.100 beta 1.16.100.55 O botão alternador de jogabilidade experimental foi renovado.
Adicionados botões alternadores de "Complementos de biomas personalizados", "Complementos de script experimental", "Recursos Molang experimentais" e "Próxima atualização de jogabilidade".
beta 1.16.100.56 Adicionado botão alternador de "Recursos complementares experimentais".
beta 1.16.100.57 Adicionado botão alternador de "Capacidades de Modding Adicionais".
Alterado nome do botão alternador de "Complementos de biomas personalizados" para "Criação de biomas personalizados".
Removido botão alternador de "Próxima atualização de jogabilidade".
1.16.200 beta 1.16.200.52 Adicionado botão alternador de "Caves and Cliffs".
Adicionado cabra, chifre de cabra e pó de neve, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
lançamento Removido botão alternador e recursos de "Caves and Cliffs" no lançamento.
cabra, chifre de cabra e pó de neve tornaram-se inacessíveis na versão completa.
1.16.210 beta 1.16.210.53 Adicionado baldes de neve fofa, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.210.56 Adicionado espeleotema pontiagudo e sensor de sculk, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.210.57 Adicionado todas as variantes de bloco de cobre, barra de cobre, minério de cobre e para-raios, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.210.59 Adicionado bolsa de tinta brilhante, moldura brilhante e lula-brilhante, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.210.60 Removido bolsa de tinta brilhante, moldura brilhante e lula-brilhante temporariamente.
Adicionado do Framework GameTest para a jogabilidade experimental, habilitando o botão alternador de "Ativar Framework GameTest" para testar a nova ferramenta de automação GameTest.
Todos os conteúdos para Caves and Cliffs foram removidos do lançamento completo.
1.16.220 beta 1.16.220.50 Adicionados os novos biomas de montanha: Montanha de pradaria, Bosque montanhoso, Encostas nevadas, Picos elevados e Picos cobertos de neve por meio da jogabilidade experimental.
Limites de altura aumentados para 320 blocos por meio da jogabilidade experimental.
Re-adicionada bolsa de tinta brilhante, moldura brilhante e lula-brilhante.
Mudou e atualizou as texturas dos minérios por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.220.52 Adicionado azaleia, folhas de azaleia, plantaforma grande, trepadeiras das cavernas, raízes aéreas, bloco de musgo, tapete de musgo, terra enraizada, plantaforma pequena e flor de esporos por meio da jogabilidade experimental.
Adicionado bagas brilhantes por meio da jogabilidade experimental.
Estendeu o limite de construção para 64 blocos para baixo, para um intervalo total de 384 blocos por meio da jogabilidade experimental.
Em breve na Edição Bedrock
1.16.230 beta 1.16.230.50 Adicionado líquen brilhante por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.230.52 Adicionado axolote e ardósia e variantes, por meio da jogabilidade experimental.
Adicionado botão alentador "Próximos recursos para criadores".