JSON

De Minecraft Wiki

JavaScript Object Notation (JSON) é um formato leve de intercâmbio de dados.[1]

No Minecraft, o formato JSON é usado para armazenar os seguintes dados:

Sintaxe

Tipos de dados

Um arquivo JSON deve conter um único valor JSON, que pode usar qualquer um dos cinco tipos de dados a seguir: string, número, objeto, array e booleano.

Os arquivos JSON podem estar contidos em uma única linha, no entanto, geralmente é útil usar recuo e quebras de linha para tornar um arquivo JSON longo mais legível.

String

Uma string é delimitada por aspas e pode conter qualquer combinação de caracteres ou espaços. Alguns caracteres especiais precisam ser escapados (pode ser feito com o uso de uma barra invertida \).

  • foo"
  • "Olá, mundo"
  • "Uma \" aspa dupla escapada dentro de uma string"

Número

Um número é definido ao digitar qualquer número. Os números podem ser não inteiros, conforme indicado por um ponto, e podem usar expoentes com e.

  • 2
  • -0.5
  • 3e6 (=3×106)

Objeto

Um objeto, também conhecido como composto, é delimitado abrindo e fechando chaves e contém pares de chave/valor. Os pares são separados por vírgulas, as chaves e os valores associados são separados por dois pontos. Cada chave contida precisa ter um nome exclusivo dentro do objeto. Um valor também pode ser de qualquer tipo de dados (inclusive outro objeto).

{
    "Bob": {
        "ID": 47182,
        "lastName": "Ramsay"
    },
    "Alice": {
        "ID": 47183,
        "lastName": "Berg"
    }
}

Array

Os arrays são delimitados abrindo e fechando colchetes e podem conter valores de qualquer tipo de dados, separados por vírgulas. Ao contrário das listas em NBT, os valores em um array JSON podem usar diferentes tipos de dados.

["Bob", "Alice", "Carlos", "Eve"]

Booleano

Um booleano pode ser true ou false (verdadeiro ou falso).

{
    "Alice": {
        "isMale": false
    },
    "Bob": {
        "isMale": true
    }
}

Veja também

Referências