Book and Quill JE2 BE2.png
Esse artigo precisa ser reescrito. [discutir]
Apresenta texto mal escrito que pode ser confundido para os leitores. Por favor ajude reescrevendo-o.
Guardião-mestre
Elder Guardian.gif
Elder Guardian (Retracted).png
Pontos de vida

80♥ × 40

Força de Ataque

Fácil: 5♥♥♥
Normal: 8♥♥♥♥
Difícil: 12♥ × 6
Espinhos:
2♥

Tamanho

Altura: 1.9975 Blocos
Largura: 1.9975 Blocos

O Guardião-mestre (pt-BR) ou Guardião-mor (pt-PT) é um mob hostil que só é gerado debaixo d'água em monumentos oceânicos. Ele é uma variante mais forte do Guardião.

O guardião-mestre é gerado 3 vezes em seções específicas do monumento do oceano. guardiões-mestres infligem cansaço III em jogadores próximos; o objetivo disso é proteger o tesouro (blocos de ouro e esponjas molhadas)até que o monumento seja totalmente conquistado (isto é, até que o jogador mate os 3 guardiões-mestres), bem como para evitar que os jogadores explorem facilmente o monumento simplesmente quebrando as paredes.

O guardião-mestre ataca através de um grande feixe de laser que causa dano ao jogador. Além disso, guardiões-mestres conseguem mirar e machucar jogadores que estão andando em botes; porém uma vez que o jogador esteja fora de alcance, o laser do Guardião vai desligar do jogador, e não causará nenhum dano e ele é um mob grande

Comportamento

Os guardiões-mestres não nadam para muito longe de onde são gerados tanto quanto os Guardiões normais, porém seu comportamento em terra seca é igual aos guardiões regulares. Seus olhos vão seguir e olhar qualquer jogador próximo, e sempre vão olhar diretamente para seu alvo. Isto os torna o primeiro mob com olhos dinâmicos. (Os olhos são, na verdade, a parte da cabeça do modelo e as cabeças de quase todos os mobs vão olhar para o jogador, o que faz parecer que o olho do mob estava olhando em sua direção.)

Uma vez a cada minuto, o guardião-mestre irá procurar por jogadores em um raio de 50 blocos que não estejam afetados com cansaço, que estejam afligidos com um nível de cansaço inferior a III, ou cuja aflição vai se desgastar em menos de um minuto. Os jogadores encontrados serão afligidos com Cansaço III por 5 minutos, e uma imagem fantasmagórica do Ancião aparece para o jogador.

Guardião-mestre fantasma

Information icon.svg
Esse recurso é exclusivo para Edição Bedrock. 

O guardião-mestre fantasma voando.

O guardião-mestre fantasma é uma criatura não utilizada adicionada na beta 1.13.0.4. Seu arquivo não está incluida no pacote de comportamento, e ele só pode ser gerado com o comando /summon elder_guardian_ghost ~ ~ ~. O guardião-mestre fantasma tem espinhos defensivos.

O guardião-mestre fantasma tem o mesmo modelo e textura que o guardião-mestre, mas usa o som de ferimento do jogador, tem menos vida, e não tem o modelo da cauda traseira. Quando ele é gerado fora d'água, ele flutua para cima até que desapareça, como uma criatura amarrada em um balão, ou sob um efeito de levitação alto, mas ele atravessa blocos.

O guardião-mestre fantasma é imune ao dano de sufocamento, e larga apenas experiência. Ele se comporta de maneira semelhante a criaturas adicionadas em pacotes de comportamentos com inteligência artificial quebrada; as criaturas flutuam para cima e atravessam blocos quando atingidas.

Se o guardião-mestre fantasma ser gerado debaixo d'água, ele afunda lentamente para baixo, atravessando todos os blocos (incluindo a rocha-mãe), até que ele eventualmente caia no vazio e morra. Quando está debaixo d'água, o guardião-mestre fantasma pode rotacionar seu corpo, olhar para jogadores e nadar enquanto afunda lentalmente para baixo.

Ataque

O guardião-mestre tem dois métodos de ataque, um disparando seu laser e o outro é um efeito similar a espinhos. O laser leva vários segundos para carregar, não causando nenhum dano enquanto isso, e muda de roxo para amarelo brilhante. Uma vez carregado, o feixe termina abruptamente e causa dano. O guardião-mestre vai nadar ao redor por alguns segundos antes de disparar novamente. Se o alvo se aproximar do guardião-mestre enquanto estiver disparando seu raio, ele para o ataque e vai nadar para longe até que esteja a uma distância confortável, onde irá então reiniciar o ataque. O feixe não pode ser evitado, mas pode ser obstruído por blocos sólidos, e tem um alcance máximo de cerca de 14 blocos.

Combate

Os guardiões-mestres são muito resistentes a ataques corpo a corpo quando debaixo d'água, uma vez que o jogador não será capaz de se aproximar rapidamente dele devido ao efeito de desaceleração da água. Guardiões vão nadar para longe quando o jogador alvo de seu ataque se aproximar, e o guardião-mestre vai lhe causar 2 corações de dano a cada vez que é atingido quando seus espinhos estiverem estendidos. Se encurralado, o guardião-mestre costuma estender seus espinhos e atacar o jogador, mesmo à queima-roupa.

Os guardiões-mestres são resistentes a dano de fogo, mas se de alguma forma forem levados a terra seca , eles às vezes levam dano de queda por causa de seu movimento rápido.

Se o jogador precisar lutar contra um guardião-mestre no corpo a corpo, eles devem tentar encurralá-lo e esperar o melhor; ou então tentar enganá-lo para nadar dentro do alcance de corpo a corpo repetidamente.

O guardião-mestre não pode atirar tão rápido quanto um jogador com um arco pode, então um jogador habilidoso será capaz de atirar no Guardião e depois esconder-se para quebrar a trava do feixe, repetindo isso até que o Guardião seja morto. Se o Guardião está em águas rasas, o jogador pode usar uma Vara de Pescar para puxá-lo para fora da água, onde os jogadores podem matá-lo com corpo a corpo, sem ser baleados ou ferido pelos espinhos. (O guardião consegue disparar quando está fora da água; mas, a menos que esteja preso de alguma forma, ele ficará pulando e se movimentando demais para que possa manter o alvo ao alcance de 14 blocos.)

O guardião-mestre tem uma quantidade muito grande de HP (80), tornando os combates corpo a corpo ainda mais difíceis. Os guardiões-mestres causam mais dano do que Guardiões regulares. Equipamentos de diamante encantados com Respiração e Depth Strider (Passos Profundos), espadas e arcos são recomendados. Combater guardiões-mestres sem armadura é incrivelmente perigoso, se não impossível. Armadura é essencial para combater guardiões-mestres. Entrar em seu território sem armadura quase sempre levará a uma morte rápida, mesmo armado com uma espada ou um arco e flecha.

Histórico

Edição Java
1.8 14w25a Guardiões-mestres foram adicionados.
Disambig color.svg Lang-en.gif Veja temporariamente o histórico completo na [[:en:{{{1}}}#History|versão em inglês]].
Você pode nos ajudar traduzindo.

Curiosidades

  • Depois de Gigantes e golens de ferro, guardiões-mestres têm o maior número de pontos de vida de qualquer mob não-boss.
  • Para gerar o guardião-mestre, utilize /summon Guardian ~ ~ ~ {Elder:1}
    • Os guardiões-mestres gerados com o comando /summon iniciando com apenas 30 de HP, o mesmo que um Guardião o normal.
  • O olho dos guardiões-mestres ainda vão seguir um jogador completamente sem armadura sob os efeitos de uma Poção da Invisibilidade, mas não vai atacá-los. Os guardiões-mestres ainda vão atacar lulas sob o efeito desse mesmo efeito de poção.
  • Estranhamente, guardiões-mestres não tomam dano de fogo, apesar de serem criaturas aquáticas.
  • Assim como o Dragão do Fim, o guardião-mestre irá atacar até os jogadores que estiverem no modo Criativo.