Minecraft Wiki
Advertisement
Minecraft 22w14a
22w14a.jpg
Java Edition 22w14a.png
Edição

Edição Java

Tipo

Snapshot

Data de
lançamento

6 de abril de 2022

Snapshot
para

1.19

Downloads

Cliente (.json)
Servidor

Mapas de ofuscação

Cliente
Servidor

Versão do protocolo

 dec: 1073741902
 hex: 4000004E

Versão dos dados

3088

22w14a é a quarta snapshot para a Edição Java 1.19, lançada em 6 de abril de 2022,[1] que adiciona a renovabilidade da argila, árvores de mangue, o bioma de manguezal, o fragmento de eco, a bússola de retomada e corrige erros relacionados às cidades ancestrais e aos defensores.

Adições

Itens

Bússola de retomada
  • Um novo tipo de bússola que aponta para o local da última morte do jogador.
  • Ela gira aleatoriamente se não segurada por um jogador, se o jogador ainda não morreu, ou se o jogador não estiver na mesma dimensão de seu ponto de morte.
  • Pode ser fabricada com 1 bússola cercada por 8 fragmentos de eco.
Fragmentos de eco

Geração de mundo

Manguezal
  • Um novo bioma de pântano com a água verde-azulada que é gerada frequentemente em aglomerados quentes, geralmente próximo a selvas e desertos.
  • Contém árvores de mangue, um novo tipo de árvore.
    • Tem um formato único, com um sistema enraizado de raízes de mangue que leva para um tronco e folhas de mangue.
    • Tem a chance de gerar com uma colmeia.
    • Cresce de propágulos de mangue.
  • Ele gera sapos quentes e slimes naturalmente, mas não há ovelhas, vacas, porcos nem galinhas.
  • Não gera cabanas do pântano
  • O chão é revestido por uma única camada de barro.

Jogabilidade

Progressos
  • Dois novos progressos foram adicionados:
    • Parabéns para você!
      • Faça um allay largar um bolo num bloco musical.
    • Amigo, estou aqui
      • Faça com que um allay lhe entregue um item.
  • O acionador de progressos item_delivered_to_player foi adicionado.
    • É acionado quando um allay entrega um item ao jogador, com as seguintes condições:
      • player: o jogador em que esse acionador será executado.
  • O acionador de progressos allay_drop_item_on_block foi adicionado.
    • É acionado quando um allay larga um item em um bloco, com as seguintes condições:
      • location: um predicado para o bloco em que o item foi largado.
      • item: um predicado para o item que foi largado.

Geral

Formato Player.dat
  • Um novo campo LastDeathLocation foi adicionado, que contém a string dimension e uma lista de três inteiros que representam a posição do bloco que o jogador morreu da última vez chamado pos.
Marcações
  • As seguintes marcações de bloco foram adicionadas:
    • #dead_bush_may_place_on: #sand, #terracotta, #dirt e mud.
    • #mangrove_logs_can_grow_through: mud, muddy_mangrove_roots, mangrove_roots, mangrove_leaves, mangrove_log e mangrove_propagule.
    • #mangrove_roots_can_grow_through: mud, muddy_mangrove_roots e mangrove_roots.
  • A seguinte marcação de item foi adicionada:
    • #compasses: compass e recovery_compass.
  • A seguinte marcação de entidade foi adicionada:
    • #frog_food: slime e magma_cube.
  • A seguinte marcação de evento de jogo foi adicionada:
    • #shrieker_can_listen: sculk_sensor_tendrils_clicking
  • A seguinte marcação de variante de gato foi adicionada (novo tipo):
    • #default_spawns: tabby, black, red, siamese, british, calico, persian, ragdoll, white e jellie.
    • #full_moon_spawns: #default_spawns e all_black.

Mudanças

Arbusto seco
  • Agora pode ser colocado no barro.
Barro
Propágulo de mangue
  • Agora cresce em árvores de mangue corretamente ao em vez de árvores de carvalho.

Criaturas

Defensor
  • Ele agora se irrita com todas as criaturas vivas que esbarrarem nele, não apenas jogadores.
  • Não pode mais ser gerado na água.
  • Agora pode buscar caminho sobre a lava.
  • Sua sombra agora tem o tamanho apropriado.

Geração de mundo

Cidade ancestral
  • As estruturas small_portal_statue, intact_horizontal_wall_stairs_upward, top_piece, bottom_piece e estruturas variante foram removidas devido a serem cópias de estruturas já existentes.
  • Algumas estruturas foram alteradas.
    • Os blocos ao redor do baú da estrutura city_center_2 foram levemente alterados para que vibrações geradas sejam sempre detectadas pelo sensor de sculk inferior.
    • Um sensor de sculk que estava faltando numa lâmpada de redstone na estrutura bottom_1 foi adicionado.
    • Os tapetes azul e azul-claro na estrutura ice_box_1 foram substituídos por tapetes cinzas, e o alçapão não fica mais aberto por padrão.
    • A estrutura entrance_path_5 agora é capaz de ser gerada.
  • O saque encontrado em baús foi alterado:
    • Agora há uma chance extra de saque para cada baú, com uma opção de saque possível sendo agora 1-3 fragmentos de eco.
    • A cenoura dourada no baú city_center_2 foi substituida por uma maçã dourada.

Jogabilidade

Progressos
  • Agora é necessário visitar o manguezal para completar o progresso "hora de aventura".
  • O campo location foi removido dos acionadores location, slept_in_bed, hero_of_the_village e voluntary_exile. Ele era tratado da mesma maneira que player.location.

Geral

Formato de entidade
  • O campo CatType no formato de entidade de gatos foi substituído por variant.
    • O tipo aceito de valor foi alterado de valores numéricos para IDs de texto. (por exemplo 5 -> minecraft:calico)
  • Há também uma mudança semelhante ao formato de entidade do sapo como o dos sapos.
Marcações
  • O manguezal agora faz parte da marcação de bioma #allows_surface_slime_spawns, #has_closer_water_fog, #has_structure/mineshaft, #has_structure/ruined_portal_swamp, #is_overworld, #spawns_warm_variant_frogs e #water_on_map_outlines.
  • A marcação de bloco #ancient_city_center_replaceable foi removida, e todos os seus conteúdos foram mesclados na marcação de bloco #ancient_city_replaceable.
  • A marcação de evento de jogo #warden_can_listen foi renomeada para #warden_events_can_listen, e nela:
    • A marcação sculk_sensor_tendrils_clicking foi removida.
    • A marcação #shrieker_can_listen foi adicionada.
Predicados
  • Os campos player, fishing_hook, lightning_bolt e catType) foram substituídos por type_specific.
  • type_specific tem tipo de campo (um de player, fishing_hook, lightning_bolt ou cat) e os mesmos campos que campos removidos.
  • Exemplo:
  • Antes:
 "lightning_bolt": {
   "blocks_set_on_fire": 0
 }
  • Depois:
  "type_specific": {
    "type": "lightning",
    "blocks_set_on_fire": 0
  }
  • catType foi envoltado para corresponder ao novo formato e agora usa os novos nomes de variantes de gato em vez de nomes de textura.
  • Antes:
"catType": "minecraft:textures/entity/cat/british_shorthair.png"
  • Depois:
 "type_specific": {
    "type": "cat",
    "variant": "minecraft:british"
 }
  • Novas opções para type_specific:
    • frog tem o campo variante que corresponde a variante de sapo (minecraft:warm, minecraft:temperate or minecraft:cold).
    • slime aplica-se para slimes e cubos de magma, tem o campo size correspondendo ao tamanho do slime (o menor é 1).
Tabela de itens
  • O caso especial de saques que dependem do tamanho dos slimes e cubos de magma agora são baseados em dados e partem de suas tabelas de itens, usando os novos tipos de sub-predicado.
  • Os saques de comida de sapo agora fazem parte do saque da morte da comida, em vez de largar tipos de itens codificados.

Correções

49 problemas corrigidos
Das versões lançadas antes da 1.19
  • MC-207289 – A oclusão causada pela lã em sensores de sculk tem influências direcionais.
  • MC-207635 – Os sensores de sculk reagem diferentemente a oclusão pela lã dependendo da direção global.
Das versões de desenvolvimento da 1.19
  • MC-249075 – O emissor de sculk não está agrupado com outros blocos relacionados a sculk na guia de decorativos do inventáro do criativo.
  • MC-249122 – O som block.sculk_catalyst.bloom não tem legenda.
  • MC-249254 – Os sapos que comem slimes ou cubos de magma renomeados não são registrados no console.
  • MC-249384 – Os defensores podem criar partículas de luz, barreiras ou vazios estruturais ao escavar.
  • MC-249386 – As sombras de entidade do defensor são muito pequenas em relação ao tamanho de seu modelo.
  • MC-249387 – O som de escavação do defensor é o mesmo que o seu som de emergir.
  • MC-249400 – O movimento vertical dos defensores quando estão em líquidos é muito inteligente.
  • MC-249401 – O ovo gerador de defensor não está alfabetizado corretamente.
  • MC-249415 – Os defensores não passarão pela lava, mesmo eles sendo imunes a ela.
  • MC-249422 – Algumas legendas ocultas relacionados ao defensor não contém apóstrofes possessivas (em inglês) quando necessárias.
  • MC-249426 – Os defensores furiooas tocam o som "defensor ouve furiosamente" quando atingidos no modo sobrevivência junto a seu som de ferimento.
  • MC-249430 – Os defensores lembram de jogadores no modo criativo.
  • MC-249434 – O defensor ruge indefinidamente quando atacado por várias entidades.
  • MC-249445 – Os emissores de sculk ativados falham ao invocar o defensor quando quebrados.
  • MC-249447 – Os emissores de sculk ativados falham ao invocar o defensor se você correr para longe.
  • MC-249451 – O defensor não é gerado em geradores.
  • MC-249455 – "Not a string" aparece no registro ao serializar o defensor furioso.
  • MC-249473 – Alguns sons do defensor tocam na dificuldade pacífico.
  • MC-249476 – O defensor pode ser gerado na água.
  • MC-249479 – Os defensores atacarão seus companheiros de equipe.
  • MC-249499 – O defensor invocado com a marcação silent ainda toca seus sons de batimentos cardíacos.
  • MC-249504 – Os sons dos defensores ganindo não são controlados pelo opção arrastável "criaturas hostis".
  • MC-249509 – O defensor fica invisível por uma fração de segundo ao ser gerada por um gerador ou ovo gerador.
  • MC-249517 – O defensor não detecta criaturas que não são o jogador ao colidir com elas.
  • MC-249526 – Os emissores de sculk não são ativados quando o jogador está montado em alguma coisa.
  • MC-249530 – A caixa de colisão do defensor é mostrada na dificuldade pacífico.
  • MC-249531 – O defensor ruge indefinidamente quando o seu alvo para ataque é invulnerável.
  • MC-249646 – O defensor fareja excessivamente após matar uma criatura.
  • MC-249659 – O catalisador de sculk e o veio de sculk só são soltos quando quebrados com uma enxada de toque suave.
  • MC-249664 – O defensor desaparece quando longe.
  • MC-249674 – Os defensores esquecem seus alvos após o recarregamento do mundo.
Da versão de desenvolvimento anterior
  • MC-249712 – O servidor trava e o jogo para de responder ao carregar um chunk contendo uma estrutura com um allay.
  • MC-249714 – Uma interferência de texturas pode ser vista nas asas do allay durante sua animação de morte.
  • MC-249720 – As asas do allay não são ligadas a seu corpo.
  • MC-249727 – Os defensores param de detectar vibrações após o recarregamento do mundo.
  • MC-249728 – A lava pode ser gerada em cidades ancestrais e assim queimar lã/fazer estruturas voar.
  • MC-249729 – Uma interferência de texturas pode ser vista na parte inferior da cabeça de allays.
  • MC-249751 – O UV do defensor está se sobrepondo.
  • MC-249758 – Uma interferência de texturas pode ser vista qunado os braços de allays cruzam seus corpos.
  • MC-249761 – O alçapão da caixa de gelo nas cidades ancestrais está aberta por padrão.
  • MC-249764 – A segunda lâmpada dos centros das cidades ancestrais está com o sensor de sculk faltando.
  • MC-249768 – A estrutura entrance_path_5 nunca é gerada.
  • MC-249769 – Há estruturas não utilizadas nas cidades ancestrais.
  • MC-249780 – Blocos que requerem suporte podem ser gerados flutuando nas cidades ancestrais.
  • MC-249785 – O defensor pode ser empurrado quando está emergindo ou escavando.
  • MC-249800 – Comer não ativa a porta de redstone do centro da cidade ancestral.
  • MC-249816 – A caixa de colisão de defensores não se ajusta quando emergem e escavam.

Referências

  1. "Minecraft Snapshot 22w14a" – Minecraft.net, 6 de abril de 2022
Advertisement