Netherite Pickaxe JE3.png
Essa página documenta uma atualização grande que está sendo desenvolvida. 
Portanto, nem todos os nomes de recursos ou itens oficiais são mencionados.
Para um guia sobre todos os conteúdos atualmente lançados nessa atualização, consulte Guias/The Wild Update.
Minecraft 1.19
Edição

Edição Java

Nome oficial

The Wild Update

Data de lançamento
planejada

2022

Versões de desenvolvimento
Outras instâncias:
1.19

1.19, o primeiro lançamento da The Wild Update é uma grande atualização que está por vir para a Edição Java com o lançamento definido para o ano de 2022. A atualização foi anunciada pela primeira vez em 16 de outubro de 2021 durante a Minecraft Live 2021. Ela introduzirá notavelmente o bioma de profundezas escuras, o bioma de manguezal e muitas formas diferentes de fauna e flora na Superfície, além de adicionar à atmosfera e imersão do jogo várias novas criaturas e recursos.

Adições

Blocos

Pearlescent Froglight BE1.pngVerdant Froglight BE1.pngOchre Froglight BE1.png Anfíbrilho
  • É solto por pequenos cubos de magma quando são comidos por sapos.
  • Possuí três variantes: perolada (púrpura), verdejante (verde), e ocre (amarela).
    • Cada variante é solta dependendo do tipo de sapo que comer o cubo de magma.
      • O anfíbrilho perolado é solta se uma variante quente (branca) de sapo comer um cubo de magma.
      • O anfíbrilho verdejante é solta se uma variante fria (verde) de sapo comer um cubo de magma.
      • O anfíbrilho ocre é solta se uma variante temperada (laranja) de sapo comer um cubo de magma.
  • Ele emite uma iluminação de nível 15.
  • A água pode passar por anfíbrilhos, isso pode ser um erro.
Reinforced Deepslate JE1.png Ardósia reforçada
  • Um novo bloco que só pode ser encontrado em cidades ancestrais em um formato de uma estrutura grande.
  • Ela é impossível de se obter no modo sobrevivência.
    • Ela não é fabricável.
    • Pode ser extraída, mais nada será solto, até mesmo com toque suave.
  • Ela é completamente resistente à explosões, é imune a withers e dragões ender, e leva um tempo incrivelmente longo para ser extraído (82.5 segundos).
  • Ela não pode ser movida por pistões.
  • Ela tem um propósito "interessante" desconhecido.
Mud.png Barro
32x32px Barro compactado
Sculk Catalyst JE1 BE1.png Catalisador de sculk
  • É gerado no bioma de profundezas escuras.
  • Emite partículas de almas após a morte de uma criatura dentro de 8 blocos, e cresce blocos relacionados à sculk.
    • Espalha blocos relacionados a sculk para onde quer que uma criatura morra. A quantidade que ele espalha depende da quantidade de experiência que a criatura deve soltar.
    • Isso significa que mesmo que a criatura não solte experiência porque não foi morta por um jogador, os blocos ainda se espalharão com base na quantidade de experiência que normalmente é solta.
      • A experiência não será solta nesses casos.
    • A carga decai com o tempo, ela decai mais rápido quanto mais longe ela se mover do catalisador.
      • Se a carga decair por mais de 4 blocos de distância do catalisador, há uma chance da criação de um sensor de sculk (90%) ou de um emissor de sculk (10%).
      • Se a carga decair por mais de 24 blocos de distância do catalisador, ela apenas desaparece.
  • Apenas solta experiência quando extraído sem toque suave.
  • Emite uma iluminação de nível 6.
  • Sculk Catalyst Bloom JE1 BE1.gif Faz um efeito de florescimento (bloom) quando ativado.
  • Só pode espalhar sculk em blocos na marcação sculk_replaceable.
Frogspawn JE1 BE2.png Ovos de sapo
  • São blocos não sólidos que podem ser colocados na superfície da água
    • Desaparece quando a água debaixo da desova de sapo é removida.
  • Não pode ser obtido no modo sobrevivência: não é solto após a quebra, mesmo com toque suave.
  • É colocado por sapos após o acasalamento, quando são reproduzidos com bolas de slime.
  • Girinos eclodirão dele após algum tempo.
    • A variante do girino depende do bioma em que ele se transformou em sapo.
Sculk Shrieker JE1 BE2.gif Emissor de sculk
  • É gerado no bioma de profundezas escuras.
  • Possui 2 padrões em forma de alma no centro.
  • Tem a habilidade de "gritar", emitindo partículas semelhantes a anéis.
    • É ativado por um sensor de sculk, sinal de redstone ou pelos passos do jogador.
      • Os emissores de sculk apenas invocam defensores se não houver um dentro de 48 blocos.
  • Concede o efeito de escuridão ao jogador quando ativado.
  • Se ativado três vezes, um defensor será gerado do solo.
      • O jogador tem 4 níveis de warning_level (0-3), toda vez que ativado, o nível aumenta em 1, e ele nunca diminui.
      • Se o jogador invocou um defensor com sucesso, apenas uma única tentativa é necessária para a invocação do defensor na próxima vez.
  • Apenas solta experiência quando quebrado sem toque suave.
  • Tem um estado de bloco can_summon, que determina se ele invoca um defensor ou não.
    • É definido para true por padrão por emissores de sculk colocados pela geração de mundo.
    • É definido para false por padrão por emissores de sculk gerados pelo espalhamento de sculk.
Mangrove Leaves JE2.png Folhas de mangue
  • São geradas em árvores de mangue.
  • São um bloco decorativo.
  • Pode florescer propágulos de mangue, se farinha de osso for usada.
Mangrove Wood (UD) JE1 BE1.png Madeira de mangue
  • Um novo tipo de madeira, que também tem uma variante descascada.
  • Ela pode ser usada para a fabricação de tábuas de mangue.
32px Propágulo de mangue[1]
  • Um novo tipo de muda que cresce em árvore de mangue quando plantada.
  • Cresce debaixo de folhas de mangue.
    • Pode crescer com o uso de farinha de osso em folhas de mangue, crescendo de sua parte inferior exposta.
    • Os propágulos também podem crescer espontâneamente das folhas, mas apenas se elas forem geradas naturalmente (se não forem colocadas pelo jogador).
    • Tem 4 estágios até o seu crescimento completo, que podem ser acelerados com farinha de osso.
  • É possível quebrar um já crescido, e plantá-lo para o crescimento de uma árvore de mangue (ainda não foi implementada, então um carvalho será gerado).
  • Pode ser plantado na terra e debaixo d'água.
  • Pode ser colocado em vasos.
  • As abelhas podem polinizá-los.
  • As abelhas seguem os jogadores que segurá-lo e elas podem ser reproduzidas com ele.
Mud and Roots.png Raízes barrentas de mangue
  • É encontrada em biomas de manguezal.
  • Pode ser fabricada com 1 barro e bloco de raízes de mangue.
  • Ela é um bloco inteiro, diferentemente de um líquen.
  • Diferentemente de raízes convencionais, ela é um bloco opaco que não pode ser inundadas.
  • É extraída mais rapidamente com o uso de pás.
Mangrove Roots JE1 BE1.png Raízes de mangue
  • Um bloco que é possível ver através dele como folhas, mas pode ser inundado
    • A água atualmente não se espalha como ocorre em outros blocos inundados.
  • São extraídas mais rapidamente com machados.
  • Diferentemente de folhas, elas não são quebradas quando movidas por um pistão.
    • Se as raízes estiverem inundadas, a água desaparecerá.
  • Pode ser energizada.
  • Têm sons únicos.
Sculk JE1 BE1.gif Sculk
  • É gerado no bioma de profundezas escuras.
  • Tem uma textura animada.
  • Apenas solta experiência quando extraído sem toque suave.
  • Ele ativa sensores e emissores de sculk próximos mesmo quando lã é colocada nele ou o jogador agacha-se nele.
  • Blocos de sculk crescem quando uma criatura morre próxima a um catalisador de sculk.
  • Se muitos emissores de sculk forem ativados, o defensor pode emergir de blocos de sculk.
  • Não solta nenhum item nem experiência quando explodido com dinamites.
Mangrove Planks JE1 BE1.png Tábuas de mangue
36x36px Tijolos de barro
Mangrove Log (UD) JE1 BE1.png Tronco de mangue
  • É gerado como parte de árvores de mangue, que ficam localizadas em pântanos e manguezais.
  • Pode ser usado para fabricar tábuas e madeira de mangue.
  • Também tem uma variante descascada.
Sculk Vein JE1 BE1.gif Veio de sculk
  • É gerado no bioma de profundezas escuras nas bordas dos aglomerados de sculk.
  • É gerado como uma camada no topo de blocos, semelhante à neve.
  • Pode ser colocado em todas as direções, como o líquen brilhante.
  • Tem uma textura animada.
  • Não solta nada quando extraído sem toque suave.
  • Alguns tem partes transparentes, permitindo o jogador ver o bloco em que está.
  • Pode ser inundado

Itens

Ovos geradores

Criaturas

Allay JE1 BE1.png Allay
  • Votado para estar na atualização durante a Minecraft Live 2021.
  • Ele pode encontrar blocos ou itens soltos no chão para o jogador, coletando no mundo os mesmos itens que segura em sua mão.
    • Coleta itens soltos em chunks carregados e pode capaz de carregar até uma pilha de itens por vez, ele não pode duplicar itens e nem pegar itens de baús. Ele irá entregar os itens que coletou quando estiver próximo de um bloco musical.
  • Se ele tiver um item que recebeu de um jogador, ele seguirá esse jogador.
    • O jogador pode fazê-lo segurar um item interagindo com o allay (pressionando uso).
    • O item também pode ser removido interagindo com o allay (pressionando uso) com a mão vazia.
  • É capaz de deixar os itens em blocos musicais próximos, ficando próximo de um bloco musical que já foi tocado próximo a ele.
  • Ao tocar um bloco musical perto deles, esse bloco musical se torna seu favorito por 30 segundos, e eles tentarão deixar itens no bloco musical em vez de no jogador.
  • Se eles tiverem itens em seu inventário, eles tentarão entregá-los ao dono.
  • Às vezes, aparecem em jaulas ao lado de postos de observação (semelhante ao golem de ferro), e dentro de mansões da floresta.
  • Tem um atraso para a coleta de novos itens após a entrega de itens.
  • É imune a danos causados pelo seu dono, enquanto está segurando um item.
  • Tem 10♥♥♥♥♥ pontos de vida.
Warden JE1 BE1.png Defensor
  • É a primeira criatura totalmente cega (os morcegos têm visão básica, tanto no jogo como na vida real).
    • Por causa disso, tropeça enquanto caminha.
    • Tem um senso de olfato. Ele pode detectar e ir até a localização geral de um jogador ou criatura por meio de uma ação de "farejamento".
      • Prioriza farejar o jogador ou criatura que é mais suspeito, em vez de quem está mais próximo a ele.
    • Tem um senso de vibrações. Ao detectar movimento, ele se move em direção à origem do movimento.
      • Segue e ataca jogadores, criaturas, e outras entidades que façam vibrações.O defensor não ataca entidades que não são criaturas mas ele segue as vibrações que elas fazem.</ref>
        • Ele não ataca outros defensores.
      • Quando ele detecta uma vibração, as raízes em sua cabeça chacoalham e se iluminam, semelhante ao sensor de sculk.
      • Parece seguir as mesmas regras do sensor de sculk ao detectar vibrações.
        • Se qualquer projétil (por exemplo, ovo, bola de neve, flecha) pousar perto dele, o defensor inspecionará o local onde o projétil caiu, devido ao projétil criar vibrações significantes. Esta característica pode ser usada para causar distrações.
      • Não detecta jogadores que estão agachados.
    • Consegue detectar jogadores ou criaturas que estiverem sob o efeito de invisibilidade.
  • Fica mais desconfiado de um jogador ou criatura à medida que ele detecta mais sua localização por meio de vibrações e/ou farejos. Quando ele suspeita do alvo o suficiente, ele identifica sua localização exata, o que faz com que ele se agrave e localize o caminho em direção ao alvo para atacá-lo independentemente de distrações externas.
  • É gerado no bioma de profundezas escuras, especificamente quando muitos emissores de sculk são ativadas.
    • Ele é a única criatura que é gerada no bioma de profundezas escuras.
  • "Emerge" do solo quando gerado por emissores de sculk.
    • Volta para o solo escavando quando não sente nenhuma vibração após 60 segundos.
      • Da mesma maneira que etiquetas impedem o desaparecimento, as etiquetas também impedem que defensores escavem de volta ao solo.
      • Os defensores não escavarão de volta quando estiverem na água.
  • Ele é uma criatura projetada para ser extremamente difícil, com a intenção de ser evitada e de fugir dela.
    • Ele tem 500♥ × 250 pontos de vida e causa 30♥ × 15 de dano, deixando jogadores vestindo uma armadura de netherita completa e com vida cheia com apenas 7♥♥♥♥ pontos de vida. Os wardens além disso também desativam escudos quando atingem os jogadores com seus punhos, e são pelo menos tão rápido quanto um jogador caminhando.
    • O defensor não é qualificado como um alvo para receber o progresso "Caçador de monstros" e não é necessário para receber o progresso "Sem piedade" devido à sua função.
  • O peito do defensor tem um núcleo brilhante que parece clarear e escurecer juntamente com o efeito de escuridão.
    • O núcleo cria um som baixo ou de "batimentos cardíacos" à medida que pulsa. O som e a animação parecem acelerar rapidamente quando o defensor fica mais desconfiado ou próximo a um jogador ou criatura.[2]
  • Tem cerca de 3,5 blocos de altura, o que o torna uma das criaturas mais altas do jogo, ultrapassando o golem de ferro e o enderman em altura e largura (a mesma).
    • Os defensores têm um grande alcance corpo a corpo, sendo capaz de atingir um jogador no topo de um pilar de quatro blocos, impedindo certas táticas de "trapaça", como a construção de pilares.
  • É imune a lava, podendo flutuar sobre colunas de lava muito rápido.
  • É imune a repulsão e nunca fica lento na água.
Tadpole JE1 BE1.png Girino
  • Crescem em sapos 20 minutos após o nascimento, o que pode ser acelerado com bolas de slime.
    • O tipo de sapo depdende da temperatura em que ele cresceu.
  • Pode ser capturado em um balde de água.
  • Se batem como peixe quando estão em terra firme, e eventualmente morrem.
  • Entram em pânico quando estão em terra firme e procuram a fonte de água mais próxima.
  • São caçados por axolotes.
    • Também entrão em pânico se houver axolotes por perto.
  • Tem 6♥♥♥ pontos de vida.
Temperate Frog JE1 BE1.gifCold Frog JE1 BE1.gifWarm Frog JE1 BE1.gif Sapo
  • Temperate Frog JE1 BE1.gif Cold Frog JE1 BE1.gif Warm Frog JE1 BE1.gif Possue três variantes: temperada, fria e quente
    • A variante temperada é a laranja, sua variante quente é a branca, e a variante fria é a verde.
  • Podem coaxar, pular, nadar, e nadar lentamente na terra.
    • Os sapos são capazes de pular mais de 5 blocos.
    • Os sapos são mais rápidos na água do que na terra.
  • Preferem pular em vitórias-régias e em plantaformas grandes.
  • Se alimenta de slimes pequenos, soltando bolas de slime.
  • Se alimenta de cubos de magma pequenos, soltando anfíbrilhos.
  • Pode ser atraído e reproduzido com bolas de slime.
    • Coloca ovos na água após o acasalamento.
  • Cresce a partir de um girino
    • Sua variante depende da temperatura do bioma em que o girino se transformou em sapo.
  • Tem 10♥♥♥♥♥ pontos de vida.

Entidades

Uma imagem de duas variantes do bote com baú mostrada na Minecraft Live 2021

Oak Boat with Chest JE2 BE1.png Bote com baú
  • Ele funciona de maneira semelhante a um carrinho de mina com baú, mas com um bote ao em vez de um carrinho de mina, o que significa que o jogador pode fazer uma jornada aquática carregando itens.
  • Ele só consegue carregar uma entidade.
  • Ele é fabricado combinando qualquer bote com um baú.
  • Tem diferentes variantes de tábuas como botes normais, incluindo a variante de tábuas de carvalho escuro, madeira da selva, e a nova madeira de mangue.
  • Abrir seu inventário ou quebrá-lo fará com que piglins adultos próximos fiquem bravos.
  • Ao quebrá-lo ele em si será solto e todos os seus itens.

Geração de mundo

Cidade ancestral
Profundezas escuras
  • Novo bioma nas "camadas mais profundas do mundo".
  • Tende a ser gerado sob áreas continentais/montanhosas.
  • É gerado exclusivamente dentro da camada de ardósia entre as alturas Y = -1 e Y = -64.
    • Atualmente podem se extender acima da camda de ardósia, às vezes até cerca de Y = 33.
  • As cidades ancestrais podem ser geradas nesse bioma.
  • Os defensores podem ser gerados nesse bioma através da ativação de emissores de sculk.
  • Contém aglomerados de blocos relacionados a sculk.
  • Com a exceção daquelas geradas com geradores, nenhuma criatura além dos wardens pode ser gerada nesse bioma, de maneira semelhante ao campo de cogumelos
Atualização de mundos antigos
  • Agora suporta a mesclagem de bioma 3D, o que faz com que biomas subterrâneos sejam mesclados também.

Jogabilidade

Efeitos
  • Darkness JE1 BE1.png Escuridão
    • Um novo efeito de estado acionado pelo bloco de alerta de sculk, ele faz com que o brilho da câmera do jogador diminua, limitando assim sua visão.
Encantamentos
Progressos
  • Três novos progressos foram adicionados:
  • O acionador de progressos kill_mob_near_sculk_catalyst foi adicionado.
    • É acionado quando um jogador mata uma criatura próxima a um catalisador de sculk, com a seguintes condições:
      • player: o jogador em que esse acionador será executado.
      • entity: um predicado para a entidade que foi morta.
      • killing_blow: um predicado para a maneira que a entidade foi morta.

Geral

Fontes
  • Um novo tipo de provedor de glifo space foi adicionado, para permitir a criação de glifos semelhantes a espaço.
    • O novo provedor tem um único argumento chamado advances que é o mapa do codepoint para o avanço do glifo (largura).
    • A renderização do glifo de espaço não é mais codificada (precisa ser declarada manualmente na fonte).
Formato Chunk
  • blending_data.min_section e blending_data.max_section foi adicionado que determina quais seções serão usadas para os dados da mesclagem.
Marcações
  • As seguintes marcações de bloco foram adicionadas:
    • #ancient_city_center_replaceable: deepslate, deepslate_bricks, deepslate_tiles, deepslate_brick_slab, deepslate_tile_slab, deepslate_brick_stairs, deepslate_tile_wall, deepslate_brick_wall, cobbled_deepslate, cracked_deepslate_bricks e cracked_deepslate_tiles.
    • #ancient_city_replaceable: #ancient_city_center_replaceable e gray_wool.
    • #convertable_to_mud: dirt, coarse_dirt e rooted_dirt
    • #dragon_transparent: light e #fire
    • #frog_prefer_jump_to: lily_pad e big_dripleaf
    • #mangrove_logs: mangrove_log, mangrove_wood, stripped_mangrove_log e stripped_mangrove_wood
    • #sculk_replaceable: #base_stone_overworld, #dirt, #terracotta, #nylium, #base_stone_nether, #sand, gravel, soul_sand, soul_soil, calcite, smooth_basalt, clay, dripstone_block, end_stone, red_sandstone e sandstone
    • #sculk_replaceable_world_gen: #sculk_replaceable, deepslate_bricks, deepslate_tiles, cobbled_deepslate, cracked_deepslate_bricks e cracked_deepslate_tiles.
  • As seguintes marcações de itens foram adicionadas:
    • #mangrove_logs: mangrove_log, mangrove_wood, stripped_mangrove_log e stripped_mangrove_wood
  • As seguintes marcações de bioma foram adicionadas:
    • #allows_surface_slime_spawns: swamp
    • #allows_tropical_fish_spawns_at_any_height: lush_caves
    • #has_closer_water_fog: swamp
    • #is_end: todos os biomas do End.
    • #is_overworld: todos os biomas da Superfície.
    • #is_savanna: savanna, savanna_plateau e windswept_savanna
    • #more_frequent_drowned_spawns: #is_river
    • #only_allows_snow_and_gold_rabbits: desert
    • #plays_underwater_music: #is_ocean e #is_river
    • #polar_bears_spawn_on_alternate_blocks: frozen_ocean e deep_frozen_ocean
    • #produces_corals_from_bonemeal: warm_ocean
    • #reduce_water_ambient_spawns: #is_river
    • #required_ocean_monument_surrounding: #is_ocean e #is_river
    • #spawns_cold_variant_frogs: snowy_plains, ice_spikes, #is_mountain e #is_end
    • #spawns_warm_variant_frogs: desert, #is_jungle, #is_savanna, #is_nether e #is_badlands
    • #stronghold_biased_to: badlands, bamboo_jungle, birch_forest, dark_forest, desert, dripstone_caves, eroded_badlands, flower_forest, forest, frozen_peaks, grove, ice_spikes, jagged_peaks, jungle, lush_caves, meadow, mushroom_fields, old_growth_birch_forest, old_growth_pine_taiga, old_growth_spruce_taiga, plains, savanna_plateau, savanna, snowy_plains, snowy_slopes, snowy_taiga, sparse_jungle, stony_peaks, sunflower_plains, taiga, windswept_forest, windswept_gravelly_hills, windswept_hills, windswept_savanna e wooded_badlands
    • #water_on_map_outlines: #is_ocean, #is_river e swamp
    • #without_patrol_spawns: mushroom_fields
    • #without_wandering_trader_spawns: the_void
    • #without_zombie_sieges: mushroom_fields
  • As seguintes marcações de estrutura foram adicionadas:
    • #cats_spawn_as_black: swamp_hut
    • #cats_spawn_in: swamp_hut
  • A seguinte marcação de gerador do modelo de mundo plano foi adicionada, para controlar a ordem dos elementos exibidos na tela "Configurar o mundo plano":
    • #visible: classic_flat, tunnelers_dream, water_world, overworld, snowy_kingdom, bottomless_pit, desert, redstone_ready e the_void
  • As seguintes marcações de modelo dos mundos foram adcionadas, para controlar os valores exibidos no botão "Tipo de mundo" na tela "Criar um novo mundo":
    • #normal: normal, flat, large_biomes, amplified e single_biome_surface
    • #extended: #normal e debug_all_block_states
Opções
  • A opção de som "Áudio direcional" foi adicionada, para a simulação de áudio direcional 3D.
  • Usa o áudio direcional baseado em HRTF para melhorar a simulação de som 3D.
  • Requer hardware de áudio compatível com HRTF.
  • Esta opção é melhor experimentada com fones de ouvido.
  • Está desativada por padrão.
  • Uma nova opção de acessibilidade foi adicionado ao menu de opções chamada "Pulso de escuridão".
    • Ela define a intensidade do pulso de escuridão causado por defensores ou alarmes de sculk.
Pacote de dados e pacote de recursos
  • Agora eles podem ter a seção filter em pack.mcmeta.
    • Esta seção tem um campo de bloco obrigatório, que é uma lista de padrões (expressões regulares) para namespaces e caminhos.
    • Se algum dos arquivos no pacote for adicionado antes de um com a seção filter e corresponder a qualquer padrão dentro de block, ele será filtrado (ou seja, tratado como se não estivesse presente em primeiro lugar).
    • A seção filter não aplica-se para um pacote contendo ele, apenas para pacotes carregados antes dele.
    • Ambos namespace e path podem ser omitidos. Campos ausentes correspondem a todos os valores.
    • Por exemplo, adicionar um pacote com esta seção em pack.mcmeta após o pacote padrão, irá esconder todas as receitas e progressos definidos pelo pacote padrão:
"filter": {
    "block": [
        {
            "namespace": "minecraft",
            "path": "recipes/.*"
        },
        {
            "namespace": "minecraft",
            "path": "advancements/.*"
        }
    ]
}
  • Os modelos/tipos de mundo e modelos de mundo plano na tela “Criar mundo” agora podem ser controlados por pacotes de dados.
    • Novos tipos de registro worldgen/world_preset e worldgen/flat_level_generator_preset foram adicionados aos presentes baseados em dados (como "Amplificado" ou "Bioma único").
Partículas
  • Novas partículas foram adicionadas:
    • Sculk Soul.gif sculk_soul
      • Sculk Catalyst Bloom JE1 BE1.gif Emitida por catalisadores de sculk quando ativados por sensores de sculk.
    • Shriek BE1.png shriek
      • Sculk shriek particles.png Emitida por emissores de sculk quando ativados por sensores de sculk.
    • sculk_charge_pops e sculk_charge
    • Partículas do sensor de sculk
      • Active Sculk Sensor JE1.gif Emitida por sensores de sculk quando ativados pelo jogador.
server.properties
  • level-type agora suporta modelos de mundo.
Splashes
  • Os seguintes textos splash foram adicionados:
    • "Shriek like a Sculk Shrieker!"
    • "Who let the frogs out?"
    • "RIBBIT!"
    • "Croak team!"
    • "Nooooooooooooo!"
    • "Flower forest TM perfume"
    • "Hat Fridays!"
Tela e análise de depuração
  • A porcentagem estimada de utilização da GPU foi adicionada às métricas da análise de desempenho e à tela de depuração F3.
    • Isso está disponível apenas para dispositivos gráficos que oferecem suporte a consultas de timer de GPU.
  • A fileira "Blending" foi adicionada, abaixo da fileira "Noise Router".

Mudanças

Blocos

Andaime
  • Agora quando é usado como combustível para fornalhas, eles queimam a mesma quantiade de tempo que o bambu.
Bloco musical
  • Agora apenas as lãs e os tapetes de lã bloqueiam os sons vindo de blocos musicais.
Defumador
  • Os pixels no canto inferior esquerdo de sua textura foram rotacionados, para a direção correta.
Folhas
Lâmpada do End
  • Os pixels não utilizados na textura foram removidos.
Micélio
  • A sua textura lateral foi levemente alterada, para corresponder à outros blocos baseados em terra.
Moldura do portal do End
  • A textura foi levemente alterada, para fazer uma melhor transição com a textura do pedra do End.
Planta de cacau
  • A textura do estágio 2 (stage2) foi levemente alterada, para tornar a largura consistente com as texturas de outros estágios.
Portas
  • O topo das portas não gira mais de uma maneira não natural ao abrir em certas direções.
Sensor de sculk
  • Foi re-adicionado no inventário do criativo.
  • É gerado no bioma de profundezas escuras.
  • Só pode ser obtido com toque suave, de outra maneira experiência é solta.
  • Detecta vibrações a 9 blocos ou menos.
    • Não consegue detectar vibrações em blocos de lã.
    • Não consegue detectar jogadores que estão agachados.
  • São capazes de ativar emissores de sculk quando ativados (espalham vibrações para o emissor mais próximo).
    • São capazes de comunicar-se com os emissores ativando os emissores de sculk.
Suporte de poções
  • Sua textura foi levemente alterada, para fazer com que seus "braços" conecte a suas base.

Itens

Botes
  • A textura do item de todos os botes foram alteradas, exceto a do mangue.
    • Agora seus remos representam a cor da respectiva madeira e sua margem agora é mais escura, para corresponder a Edição Bedrock.
Escudo
  • Eles agora são girados corretamente ao redor de seu eixo central e são mostrados no local certo em molduras.

Criaturas

Aranhas e aranhas das cavernas
  • o mapeamento de textura de ambos os tipos de aranhas foram corrigidos.
Lobos
  • O mapeamento de textura das orelhas dos lobos foi corrigido.
Papagaios
  • Agora conseguem imitar os defensores.

Entidades

Carrinho de mina com baú, carrinho de mina com fornalha, carrinho de mina com dinamite e carrinho de mina com funil
  • As suas receitas agora não precisam de uma forma específica.
  • Eles agora soltam eles mesmos quando quebrados.

Geração de mundo

Geração de mundo personalizada
  • A pasta dimension não está mais presente no pacote de referência para a geração de mundos vanilla, mas os arquivos dimension ainda funcionam como eles funcionavam dentro de um pacote de dados personalizado.
  • Há um novo tipo de arquivo que o relator de dados de geração pode imprmir na pasta biome_parameters, contendo todos os parâmetros do bioma para as dimensões padrões vanilla.
  • Dimensões personalizadas não precisam mais de um campo de semente separado, e de fato não conseguem mais ter uma semente customizada - a semente do mundo agora é sempre usada em todas as dimensões.

Formato de comando

/bossbar
  • A renderização de barras de chefe foi corrigida, elas agora têm a aparência correta quando várias barras de chefe com o estilo notched são visíveis ao mesmo tempo.
/locatebiome
  • Ele agora procura por 3D adequadamente, o que significa que ele localizará todos os biomas de caverna corretamente.
  • Ele agora retorna todas as três coordenadas na saída.

Jogabilidade

Progressos
  • Agora é necessário visitar o bioma "Escuridão profunda" para obter o progresso "Hora de aventura".
  • Agora é necessário a reprodução de sapos para a obtenção do progresso "de dois em dois".

Geral

Criação do mundo
  • Uma tela curta mostrando a mensagem "Preparando a criação do mundo" aparecerá antes da exibição da tela "Criar um novo mundo".
Formato Chunk
  • O blending_data.old_noise foi removido, agora a existência de blending_data em um chunk determina se o chunk é considerado antigo.
Eventos de jogo
  • Alguns eventos de jogo foram renomeados, para torná-los mais consistentes gramaticalmente:
    • drinking_finish -> drink
    • entity_killed -> entity_die
    • entity_damaged -> entity_damage
    • elytra_free_fall -> elytra_glide
    • mob_interact -> entity_interact
    • ravager_roar -> entity_roar
    • wolf_shaking -> entity_shake
  • Os seguintes eventos foram mesclados em block_activate e block_deactivate:
    • block_press
    • block_unpress
    • block_switch
    • block_unswitch
  • ring_bell foi removido e substituído por block_change.
  • shulker_open e shulker_close foram removidos a favor do uso de container_open e container_close.
  • fishing_rod_cast e fishing_rod_reel_in foram renomeados para item_interact_start e item_interact_finish.
  • A marcação de evento de jogo ignore_vibrations_on_occluding_block foi adicionada com uma lógica subsequente.
  • entity_interact deve ser executado com mais frequência ao interagir com várias criaturas.
Marcações
  • As seguintes marcações foram alteradas devido a adição dos novos recursos mencionados acima:
    • O botão de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #wooden_buttons.
    • A porta de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #wooden_doors.
    • O portão de mangue agora faz parte da marcação de bloco #fence_gates.
    • A cerca de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #wooden_fences.
    • As folhas de mangue agora fazem parte da marcação de bloco e item #leaves.
    • As tábuas de mangue agora fazem parte da marcação de bloco e item #planks.
    • A placa de pressão de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #wooden_pressure_plates.
    • O propágulo de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #flowers e #saplings.
    • As raízes de mangue agora fazem parte da marcação de bloco e item #mineable/axe.
    • A placa de mangue agora faz parte das marcações de bloco e item #standing_signs e {#signs.
    • A laje de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #wooden_slabs.
    • As escadas de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #wooden_stairs.
    • O alçapão de mangue agora faz parte da marcação de bloco e item #wooden_trapdoors.
    • A placa de mangue de parede agora faz parte da marcação de bloco #wall_signs.
    • A laje de tijolos de barro agora faz parte da marcação de bloco e item #slabs.
    • As escadas de tijolos de barro agora fazem parte da marcação de bloco e item #stairs.
    • O muro de tijolos de barro agora faz parte da marcação de bloco e item #walls.
    • Os tijolos de barro, as escadas de tijolos de barro, a laje de tijolos de barro e o barro compactado agora fazem parte da marcação de bloco #mineable/pickaxe.
    • O barro agora faz parte da marcação de bloco #enderman_holdable.
    • As raízes barrentas de mangue agora fazem parte da marcação de bloco #mineable/shovel.
    • O propágulo de mangue envasado agora faz parte da marcação de bloco #flower_pots.
    • Os veios de sculk agora fazem parte da marcação de bloco #inside_step_sound_blocks.
    • O sculk, catalisador de sculk, veios de sculk e a alerta de sculk agora fazem parte da marcação de bloco #mineable/hoeg
    • O girino agora faz parte da marcação de entidade #axolotl_hunt_targets.
    • A marcação de bloco e item #mangrove_logs agora faz parte da marcação de bloco e item logs_that_burn, respectivamente.
  • O bloco de luz agora faz parte da marcação de bloco #wither_immune.
  • A marcação de bloco #polar_bears_spawnable_on_in_frozen_ocean foi renomeada para #polar_bears_spawnable_on_alternate.
  • A marcação de bioma #has_structure/stronghold agora apenas referencia a marcação de bioma #is_overworld.
  • As marcações de estrutura configurada agora são chamadas marcações de estrutura.
  • O bote de mangue e a marcação de item #chest_boats agora fazem parte da marcação de item #boats.
  • As folhas de mangue agora fazem parte da marcação de bloco #mineable/hoe.
  • A marcação de item e bloco #carpets foi renomeada para #wool_carpets.
  • A ardósia reforçada agora faz parte das marcações de bloco #dragon_immune, #features_cannot_replace e #wither_immune.
Pacote de dados e pacote de recursos
  • O formato de pacote de dados agora é 10, o formato de pacote de recurso agora é 9.
Partículas
  • Os parâmetros para a partícula vibration foram alterados: ao em vez de especificar a posição inicial como um parâmetro adicional, agora a fonte regular da partícula é usada.
server.properties
  • level-type agora suporta modelos de mundo.
Shaders
  • Agora há arquivos de shader para a renderização de entidades translúcidas.
Teclas de depuração
  • O atalho de depuração para alternar o alcance visual foi removido (F3 + F)
Tela de depuração
  • O H que significa "umidade" foi alterado para V que significa "vegetação".
Outros
  • A tela de erro "out of memory" agora pode ser traduzida.

Adições planejadas

Itens

Ovo gerador
  • Ovo gerador de vaga-lume.

Criaturas

Firefly.gif Vaga-lume
  • Brilha no escuro.
  • Tem atualmente apenas dois pixels de tamanho, sendo a menor criatura do jogo.

Geração de mundo

Árvores de mangue
  • Um novo tipo de árvore.
  • É composta de troncos de mangue.
  • Contém raízes compostas de blocos de raízes de mangue.
  • Tem propágulos pendurados em suas folhas.
  • São encontradas em biomas de pântano e manguezal.
Manguezal [tradução não oficial]
  • Novo bioma variante do pântano.
  • Contém árvores de mangue, sendo as únicas árvores que podem ser geradas nesse bioma diferentemente do pântano normal que pode gerar carvalhos também.
  • A superfície do bioma é composta de barro.
Pântano
  • Foi totalmente revisado para a nova atualização.
  • Contém arvores de mangue. [verificar]
  • Contém blocos de barro no seu solo.
  • Pode gerar sapos.
  • Pode gerar vaga-lumes apenas durante a noite.

Mudanças planejadas

Blocos

Argila
  • Nova maneira mais eficiente de regenerar a argila, colocando um barro em cima de um bloco de espeleotema com uma estalactite embaixo dele. O espeleotema irá secá-lo, produzindo um bloco de argila.

Geração de mundo

Biomas
  • Atualizar vários biomas da Superfície, como floresta de bétulas, para torná-los mais biodiversos, únicos e adicionar mais imersão aos biomas em geral.

Correções

37 problemas corrigidos
De versões lançadas antes da 1.19
  • MC-67308 – As texturas superiores e laterais da porta são viradas sem lógica ao serem abertas e fechadas.
  • MC-94161 – Os remos dos botes no inventário são feitos de carvalho ao em vez do tipo de madeira respectivo.
  • MC-95103 – A renderização do escudo como item não é ajustada ao centro.
  • MC-99930 – O suporte de poções estende os braços e inverte sua textura quando as garrafas são colocadas.
  • MC-106510 – Nomes de estruturas longos (com mais de 64 caracteres) não cabem na interface do gerador de estruturas.
  • MC-109055 – A textura da muda de cacau grande é inconsistente.
  • MC-127885 – As texturas nos modelos da aranha não são espelhadas corretamente.
  • MC-149805 – Ao editar um livro, o jogador não consegue usar Ctrl + Home ou Ctrl + End para voltar ao início ou ao final do texto.
  • MC-158668 – O vex continua a atacar o seu alvo mesmo após ter morrido.
  • MC-165036 – As barras de chefe com o estilo entalhado são renderizadas incorretamente se mais de uma barra de chefe estiver ativa.
  • MC-165503 – Os portões (entre muros) não são afetados pela oclusão de ambiente/iluminação suave.
  • MC-165990 – A fabricação do andaime com bambus dá ao jogador 8 vezes mais combustível na fornalha de graça.
  • MC-176081 – Lavagantes com NoAI ainda ficam com frio.
  • MC-177321 – A areia das almas não tem iluminação suave/oclusão de ambiente.
  • MC-179916 – Raposas vão até o ponto de origem (0,0) durante um temporal.
  • MC-183309 – O alcance do jogador é diferente no client e no servidor ao rastejar-se.
  • MC-190661 – Pressionar Esc ou usar o botão Cancelar no aviso de "Funcionalidades experimentais" retorna-o para o menu principal.
  • MC-195717 – As dimensões personalizadas JSON necessitam de semente de geração.
  • MC-197854 – Não é possível usar Ctrl + ← Backspace para deletar palavras inteiras na interface de edição de placa.
  • MC-201150 – Há pixels não utilizados na textura da lâmpada do End.
  • MC-202580 – A transição entre a textura da pedra do End e a moldura do portal do End não é tão perfeita como antes.
  • MC-214652 – A nomeação de eventos de comer/beber é inconsistente.
  • MC-219843 – A textura lateral do micélio é diferente dos outros blocos baseados em terra.
  • MC-219852 – O canto na textura smoker_bottom ainda está rotacionada incorretamente.
  • MC-219875 – Você pode causar uma dessincronização ao pegar liquídos repetidamente.
  • MC-221639 – O bloco de luz não é imune ao dragão ou ao wither.
  • MC-225837 – A palavra "Recipe" é escrita como "Reciple", em inglês, na string "narration.recipe".
  • MC-230603 – As orelhas e as pernas do lobo não são espelhadas.
  • MC-235964 – Travamento na tela "Salvando mundo" quando a análise F3+L é ativada - java.lang.NullPointerException: Cannot read field "f" because "this.D" is null.
  • MC-236149 – Não é possível usar Ctrl + ← Backspace para deletar palavras na interface do livro e pena.
  • MC-236212 – Não é possível usar Ctrl + Arrow para navegar o cursor entre palavras na interface do livro e pena.
  • MC-238009 – Algumas cidades do End podem ser geradas flutuando sobre o solo.
  • MC-238070 – Brewing stand arms do not connect with their bases.
  • MC-238807 – A mensagem "Out of memory!" é intraduzível.
  • MC-239019 – O comando /locatebiome não localiza consistentemente o bioma de caverna mais próximo.
  • MC-248621 – A criação de TagKey causa a perda de memória.
  • MC-248936 – O ícone do Minecraft no MacOS não está mostrando o ícone correto.

Referências

Notas