Caverna

De Minecraft Wiki
Para a fenda subterrânea longa, profunda e vertical, consulte ravina.
Para a atualização planejada, consulte Caves & Cliffs.
"Cavernas" redireciona aqui. Para o tipo de mundo, veja Buffet.
Uma caverna com um Zumbi.

Cavernas, túneis, ou grutas são características de terreno muito comuns geradas na Superfície e no Nether que são geralmente encontradas no subsolo. Elas são espaços abertos de vários formatos e tamanhos que as vezes se cruzam com umas as outras com diferentes estruturas geradas, criando vastos sistemas de cavernas. Elas frequentemente possuem muitos minérios e são ótimos lugares para reunir recursos, mas podem ser perigosas, devido aos mobs hostis que aparecem na escuridão.

Geração

Cavernas são estruturas do subsolo que consiste em fragmentos gerados aleatoriamente de blocos de ar e de fontes de lava (na camada 10 e abaixo), esvaziando uma área e expondo outros blocos gerados com o terreno (como pedras e veios minerais) no interior. Sua estrutura geralmente consiste em uma série de túneis irregulares que se ramificam e se enrolam em outras direções, que podem se conectar à superfície, criando entradas naturais para a caverna. Em biomas de selva, trepadeiras são geradas em cavernas próximas à superfície. A areia geralmente cai em cavernas geradas perto da superfície de um deserto ou praia; crateras na areia podem alertar o jogador para cavernas abaixo da superfície. As cavernas não podem cortar areia vermelha nem blocos de neve, apesar de gerarem como bloco de superfície em vários biomas. [1]

As cavernas geram em qualquer altitude até o nível Y=129 e podem abranger desde a superfície até a rocha-mãe (nível Y=5). Eles frequentemente cruzam estruturas geradas, como outras cavernas, masmorras, ravinas e minas abandonadas.

Cavernas e ravinas são capazes de gerar debaixo d'água.

Estrutura

Cavernas

Trincheira

Uma trincheira naturalmente gerada com duas ravinas rasas no topo de cada uma, usando a opção de mundo customizada.

Trincheiras são estruturas cavernosas que geram em biomas de montanha e savanas destruídas. Elas podem as vezes cruzar e abrir em grandes sistemas de cavernas. Essas são extremamente raras em mundos comuns sem a opção de mundo customizado e geralmente têm pisos correspondentes ao bioma (geralmente grama). Elas geralmente têm pouco impacto na jogabilidade, pois raramente contêm algo de valor além de ferro e carvão.

Caverna pequena

Uma caverna pequena gerada abaixo do gelo.

Pequenas cavernas estão localizadas principalmente perto do nível do mar e é improvável que estejam ligadas com outras cavernas. Por causa de sua relativa superficialidade, é improvável que eles contenham algo mais raro do que pequenos depósitos de minérios básicos, como carvão e ferro . Essas cavernas podem ter várias entradas que são naturalmente iluminadas pela luz solar ou da lua. Esse tipo de caverna quase sempre apresenta poças de água/lava dentro, provavelmente causadas pela geração da própria água.

Caverna média

Uma caverna média com um Esqueleto.

Cavernas de tamanho médio são geralmente achadas ao alcance de outras cavernas, muitas vezes menores e abundantes, que são acessíveis por meio da mineração. Essas cavernas frequentemente possuem grandes depósitos de minérios básicos ao lado de depósitos com minérios mais raros. Elas também tem regularmente, no mínimo pequenos fluxos de água e lava assim como a presença de pequenas masmorras.

Caverna grande

Esses são vastos sistemas subterrâneos, encontrados geralmente perto da rocha-mãe. Eles carregam grandes depósitos de qualquer tipo de minério - com raros materiais, como diamantes e esmeraldas. Note que o minério de esmeralda é exclusivamente gerado em biomas montanhosos. Tais sistemas contêm um número de lagos de todos os tipos, assim como a presença de fluxos de lava e água.

Há pouca ou nenhuma diferença entre cavernas pequenas, médias e grandes que não sejam o tamanho e a complexidade.

Caverna cilíndrica

Uma caverna cilíndrica acima do solo.

Durante o processo de geração de terreno, grandes cavernas simétricas e cilíndricas de vários tamanhos raramente pode ser criado no subterrâneo, que muitas vezes se fundem com outros sistemas de cavernas. Estes tipos incomuns de cavernas podem variar de cerca de 1 a 22 blocos de altura, e de cerca de 13 a 30 blocos de diâmetro, embora este último é bastante raro. Apesar de não ser particularmente interessante, do ponto de vista de mineração, eles podem não parecer naturais e irregular em comparação com o terreno circundante. Enquanto o menor raramente contêm muitos minérios, o maior pode ser bastante útil para a mineração como a sua área de superfície pura rivaliza com a de uma ravina de tamanho médio-grande.

Raramente, masmorras e fortalezas podem ser encontradas nessas cavernas.

Entrada gigante

Uma entrada gigante.

Essas cavernas possuem um grande buraco como uma entrada e muitas vezes logo depois contém um espiral para baixo, contendo minérios como carvão e ferro. Raramente, essas entradas podem ir quase em linha reta para baixo, mostrando minérios raros.

Caverna conectada

Uma caverna conectada de tamanho médio com duas semi-camadas. As tochas foram colocadas pelo jogador.

As cavernas conectadas são cavernas grandes e espaçosas, que geralmente são o resultado de quando várias cavernas pequenas se fundem, criando uma caverna grande, bagunçada e única. Elas são semelhantes às grandes cavernas, exceto mais bagunçadas e espaçosas, com diferentes camadas. Essas cavernas conectadas geralmente têm cachoeiras ou quedas de lava saindo do teto da caverna, às vezes até as duas. Eles também têm diferentes "camadas de piso", o que significa que a caverna tem diferentes camadas de pedra que podem ser acessadas uma na outra caverna conectada, simplesmente empilhando blocos. Cavernas conectadas geralmente têm de duas a quatro camadas. Geralmente, pequenos sistemas regulares de cavernas próximas se conectam a uma caverna conectada. As cavernas podem se conectar a uma caverna conectada de qualquer direção, inclusive de cima. Cavernas conectadas não são significativamente raras.

Caverna de acesso ao mar

Um exemplo de uma caverna ligada ao mar

Essas cavernas estão conectadas e são acessadas a partir do mar. Essas são entradas fundamentalmente subaquáticas às cavernas e, geralmente, são grandes ravinas do que as cavernas reais. Quando iluminados por blocos de magma, eles permitem que o jogador os veja da superfície do oceano. Como as cavernas geralmente geram especificamente para evitar a água, as verdadeiras cavernas de acesso ao mar são raras e a maioria é formada por blocos de gravidade em colapso.

Cavernas subaquáticas

Cavernas subaquáticas[até EJ 1.17 ] pode ter obsidiana ao longo de seus fundos formados de lava com a água presente por toda parte, e também bloco de magma.

Estando completamente submersos, apenas os blocos de magma fornecem algum ar (bolhas na barra de saúde, quando submersas), para as entidades respirarem. coluna de bolhas e alga podem ser encontrados por toda parte.

Rachaduras esculpidas

Uma visão raio x de uma rachadura esculpida.

Rachaduras esculpidas são profundas, com rachaduras longas no chão que são mais estreitas e retas que uma ravina e podem alcançar mais de 90 blocos de profundidade. ‌[em breve: EJ 1.17 ]

Cavernas de ruído

Grass Block JE7 BE6.png
Este artigo descreve o conteúdo que pode ser incluído em uma atualização futura. 
Este conteúdo apareceu nas versões em desenvolvimento, mas a atualização completa que as contém ainda não foi lançada.

Cavernas de ruído vêm na forma de cavernas de queijo , cavernas de espaguete, e aquíferos. [2]

Cavernas de queijo

Grass Block JE7 BE6.png
Pilares em uma caverna de queijo.

As cavernas de queijo são áreas curtas e amplas do subsolo, cheias de espeleotemas de pedra, incluindo estalactites e estalagmites (pilares).

Cavernas de espaguete

Grass Block JE7 BE6.png

Cavernas de espaguete são cavernas longas e estreitas, que serpenteiam através do subsolo.

Aquíferos

Grass Block JE7 BE6.png
Um aquífero, assumindo a forma de uma caverna totalmente inundada.

Os aquíferos são sistemas de cavernas inundadas usados para gerar corpos d'água em cavernas de ruído. Todas as cavernas de ruído entre Y = 31 e o nível do mar (Y = 63) estão completamente inundadas.[3] Os aquíferos podem criar lagos subterrâneos.[4]

Blocos de magma podem aparecer na parte inferior dos aquíferos, criando coluna de bolhas.[4]

Os aquíferos possuem uma grande quantidade de minérios, mais do que o normal. Mais de um veio de diamantes pode desovar em um aquífero.

Lagos subterrâneos

Lagos de água

Um lago de água subterrâneo.
Uma caverna com água fluindo para dentro.

Encontrado em qualquer parte do mundo, lagos subterrâneos de água são os tipos mais comuns de lago. Lagos de água podem gerar 1 a 20 blocos abaixo da superfície, e são geralmente visíveis da superfície e não é particularmente difícil de se deparar com um, e pode gerar em todo o caminho até o nível da rocha-mãe.

Lagos de lava

Esses são similares ao lagos de água, e podem gerar em todas as camadas. blocos de pedra geralmente geram em volta deles.

Oceanos de lava

Um exemplo de um oceano de lava subterrâneo.
Um oceano de lava dentro de uma ravina.

Da mesma forma que os oceanos aquáticos substituem todos os blocos de ar abaixo de uma certa altitude na superfície, quando a profundidade é suficiente em uma caverna, todos os blocos que gerariam como ar, em vez, geram como lava.

Histórico

Pre-classic
Demonstração técnica do cave gameDesenvolvimento no "Cave Game" começou; cavernas são mostradas.
classic
0.0.3a Adicionado cavernas.
25 de agosto de 2009As cavernas são mostradas como mais longas e mais estreitas.
Foi demonstrado que cavernas maiores estão localizadas no subsolo.
0.24_SURVIVAL_TEST Adicionadas as alterações na caverna acima.
indev
0.31 (22 de janeiro de 2010) As cavernas não são mais preenchidas com água.
infdev
27 de fevereiro de 2010 Removido cavernas.
25 de março de 2010 Cavernas foram reimplementadas.
27 de março de 2010 Removido cavernas novamente.
16 de junho de 2010 Novamente cavernas reimplementadas.
As cavernas agora estão agrupadas em vez de aleatórias.
As cavernas têm de 1 a 5 saídas, permitindo várias fugas.
As cavernas estão agora tão agrupadas que uma caverna pode ser descrita como "queijo suíço".
Mais fontes de água e lava geram em cavernas.
Os túneis têm uma variedade maior de espessura.
17 de junho de 2010, 2 Cascalho e terra agora podem ser encontrados em cavernas.
Alpha
1.0.3 As cavernas agora têm ruídos ambientais, como gemidos e assovios de trem.
1.2.6 Piscinas de água e lava agora podem ser encontradas em cavernas.
Beta
1.2 Os minérios agora podem ser encontrados com mais frequência nas paredes das cavernas.
Edição Java
1.4.2 12w38a Morcegos adicionados e são o único mob passivo a aparecer em cavernas escuras.
12w38b Novos sons de caverna adicionados.
1.7.2 13w36a A geração de cavernas foi aprimorada, tornando as cavernas menos densas e interconectadas.[5]
1.8 14w02a As cavernas agora geram granito, diorito e andesito abaixo de Y=80, em abundância semelhante ao cascalho ou terra.
14w20a As cavernas agora geram na superfície do deserto, mesa, mega taiga e biomas de cogumelos.
14w32a As cavernas que emergem nos biomas de mesa agora geram com arenito vermelho em vez de arenito.
1.10 16w20a As cavernas agora não são mais geradas com arenito no teto, quando surgem na areia de qualquer tipo. A areia mostra partículas de areia instáveis, até que seja perturbada.
1.13 18w08a Cavernas e ravinas agora podem gerar embaixo d'água.
Em breve na Edição Java
3 de outubro de 2020Aquíferos são revelados no Minecraft Live 2020.
1.17 21w06a Geração de cavernas renovada com a adição de cavernas de queijo, cavernas de espaguete e cavernas de aquífero inundado.
Removidas cavernas entalhadoras inundadas, à medida que são substituídas por aquíferos.
Cavernas agora estão gerando abaixo de Y=-60.
21w07a Cavernas de ruído e aquíferos aparecem com menos frequência, como se as cavernas que estão abaixo do nível Y de 0 agora fossem feitas com pedra-sinistra.
21w08a Adcionadas rachaduras esculpidas.
Edição Pocket Alpha
0.9.0 build 1 Adicionado cavernas.
Edição Bedrock
1.2.0 beta 1.2.0.2 Adicionado cavernas.
1.4.0 beta 1.2.14.2 Ravinas agora podem gerar em baixo d'água.
beta 1.2.20.1 Cavernas agora podem gerar embaixo d'água.
Edição Bedrock
1.4.0 beta 1.2.20.1 Cavernas agora geram em baixo d'água.
1.16.0 beta 1.16.0.57 Adcionado sons de ambiente da caverna.
Edição de Console Legado
TU1 CU1 1.0 Patch 1 Adicionado cavernas.
New Nintendo 3DS Edition
0.1.0 Adicionado cavernas.

Problemas

Problemas relacionados com "Caverna" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades

  • Areia e arenito, assim como estruturas geradas, pode juntar-se com cavernas.
  • Nos biomas de selva, vinhas geram em cavernas perto da superfície.
  • Embora minérios são abundantes em cavernas e muitas vezes exigem pouco trabalho para consegui-los, muitas vezes contêm pouco minério, como a caverna corta através deles quando ele foi gerado.
  • Areia muitas vezes cairá em cavernas geradas perto da superfície de um deserto ou na praia e assim como crateras em um deserto irá alertar o jogador para cavernas abaixo da superfície.
  • Raramente, cavernas próximas da superfície podem ser geradas com uma camada de grama (que mais tarde se tornará terra com a escuridão). Estas não são cavernas reais, mas sim "saliências fechadas-over", gerados apenas em colinas extremas. Estes são tecnicamente invertido ilhas flutuantes.
  • Ruídos ambientes podem ser emitidos em cavernas escuras.

Galeria

Veja também

Referências